Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
17 de novembro de 2025 - 15h48
refis
PRISÃO

Robinho é transferido de Tremembé para presídio em Limeira

Ex-jogador cumpria pena por estupro desde março de 2024 no presídio conhecido como 'cadeia dos famosos'

17 novembro 2025 - 13h20Redação
Robinho na P2 de Tremembé
Robinho na P2 de Tremembé - (Foto: Conselho da Comunidade de Taubaté)

O ex-jogador Robinho foi transferido, na manhã desta segunda-feira (17), da Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo, para o Centro de Ressocialização de Limeira. A informação foi confirmada por fontes ligadas ao sistema prisional. A mudança de unidade ocorre oito meses após o início do cumprimento da pena de nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo, cometido na Itália em 2013.

Canal WhatsApp

Robinho deixou Tremembé por volta das 8h30. O local é conhecido por abrigar presos com grande repercussão midiática, como Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga, e por isso ganhou o apelido de “presídio dos famosos”.

A defesa do ex-atleta havia solicitado, no fim de outubro, a transferência para um presídio mais próximo da família, alegando que Robinho mantém conduta exemplar e não tem histórico de faltas disciplinares. Três cidades foram sugeridas: Bragança Paulista, Rio Claro e Limeira. O pedido foi inicialmente negado pela Justiça sob o argumento de que deveria ser feito diretamente à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que ainda não se pronunciou sobre a nova transferência.

Na semana anterior, Robinho apareceu em um vídeo divulgado pelo Conselho da Comunidade de Taubaté ao lado do empresário Thiago Brennand, também condenado por crimes contra mulheres. No vídeo, ambos comentam sobre a rotina carcerária e negam qualquer tipo de privilégio. A gravação foi uma resposta às revelações feitas no livro Tremembé, o presídio dos famosos, do jornalista Ulisses Campbell, que expõe bastidores da penitenciária.

Robinho foi condenado em três instâncias da Justiça italiana pelo estupro de uma mulher albanesa em Milão. Em janeiro de 2022, a Suprema Corte da Itália confirmou a sentença, mas o ex-jogador já havia retornado ao Brasil. Por ser brasileiro nato, ele não pôde ser extraditado. Em março de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou a decisão italiana e determinou o cumprimento da pena em regime fechado no Brasil.

Desde então, a defesa do ex-jogador tem apresentado recursos. Um deles chegou a ser analisado pelo STF, mas foi rejeitado por nove votos a dois. Um pedido para reduzir 50 dias da pena, com base na conclusão de um curso de eletrônica, também foi negado.

Aos 41 anos, Robinho está aposentado do futebol desde 2020, quando atuou pela última vez pelo Istanbul Basaksehir, da Turquia. Desde que começou a cumprir pena em Tremembé, ele era visto com frequência jogando futebol no campo de terra da penitenciária.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas