Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
23 de outubro de 2025 - 17h51
TJMS
IDENTIDADE

Rio Verde quer incluir 'Pantanal' no nome oficial da cidade

Prefeito de Rio Verde de Mato Grosso defende mudança para 'Rio Verde do Pantanal' e aposta no turismo como motor da nova identidade

23 outubro 2025 - 13h05Redação
Prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Réus Fornari, durante entrevista no estúdio do jornal A Crítica, montado no 3º Congresso dos Municípios de MS, em Campo Grande
Prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Réus Fornari, durante entrevista no estúdio do jornal A Crítica, montado no 3º Congresso dos Municípios de MS, em Campo Grande - (Foto: A Critíca)

Réus Fornari tem uma proposta simples: mudar o nome da cidade que administra. Ele é prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, um município com pouco mais de 20 mil moradores, localizado a 200 quilômetros de Campo Grande. O nome que ele quer adotar? Rio Verde do Pantanal.

Canal WhatsApp

A entrevista em que defendeu essa ideia foi concedida durante o 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, que começou na segunda-feira (20) e terminou na quarta-feira (23), em Campo Grande. O evento reuniu prefeitos das 79 cidades do estado e foi organizado pela Assomasul (associação dos municípios de MS), com apoio do Sebrae-MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A conversa com Fornari foi transmitida ao vivo no estúdio do jornal A Crítica, montado dentro do congresso.

Para o prefeito, a mudança de nome tem função prática e simbólica. Prática, porque a cidade — apesar de estar em Mato Grosso do Sul — é constantemente confundida com Rio Verde de Goiás ou até mesmo com localidades do vizinho estado do Mato Grosso. “Já teve passageiro indo parar na cidade errada, mercadoria que não chega, e confusão até com remessas bancárias”, contou.

Réus Fornari, prefeito de Rio Verde, defende a mudança do nome da cidade para Rio Verde do Pantanal durante entrevista ao vivo no Congresso dos Municípios de MSRéus Fornari, prefeito de Rio Verde, defende a mudança do nome da cidade para Rio Verde do Pantanal durante entrevista ao vivo no Congresso dos Municípios de MS

Simbólica, porque a ideia é transformar o nome num elemento de promoção do turismo. “Rio Verde do Pantanal é uma marca forte. O Pantanal é conhecido no mundo todo. Você coloca isso no nome da cidade, e ela começa a aparecer para quem procura conhecer o bioma”, afirmou. Segundo ele, 80% da população é favorável à mudança.

O processo está em andamento. O próximo passo será a realização de um plebiscito — consulta popular que pode acontecer junto com as eleições municipais, se houver tempo hábil para aprovação do Tribunal Regional Eleitoral. “Já expliquei que ninguém vai precisar trocar todos os documentos de uma vez. É tudo automático. E, quando vence um documento, ele já vem com o novo nome”, disse.

Mas a troca de nome é só uma parte de um plano maior. Fornari aposta no turismo como motor de desenvolvimento para Rio Verde. “A cidade já foi uma grande rota do turismo antes do crescimento de Bonito. Queremos retomar esse espaço, com propostas diferentes”, afirmou.

Entre os projetos anunciados está a criação de um complexo turístico que homenageará Manoel de Barros e Almir Sater. O espaço terá réplica da casa do poeta, museu do Pantanal, restaurante com comida típica e uma experiência em 3D para o visitante “viajar” pelo bioma. “Os dois já aprovaram a ideia. Fiquei feliz com o apoio deles”, disse o prefeito.

Outro investimento será no Morro da Lua, que integrará a chamada Rota Rupestre — projeto da Universidade Federal que prevê um centro de escavações, um museu arqueológico e um laboratório para produção de cosméticos com plantas do Pantanal. “É turismo com pesquisa e geração de valor”, afirmou.

Entrevista com o prefeito de Rio Verde foi realizada no estúdio do jornal A Crítica, dentro do Congresso dos Municípios de MS, que reuniu gestores das 79 cidades do estadoEntrevista com o prefeito de Rio Verde foi realizada no estúdio do jornal A Crítica, dentro do Congresso dos Municípios de MS, que reuniu gestores das 79 cidades do estado

Além do turismo, o prefeito comemorou avanços administrativos. Disse que conseguiu equilibrar as contas públicas, aumentar a produção rural, pavimentar 70% da cidade e eliminar a criminalidade infantil. “Há quase três anos não registramos nenhum caso. Essa é nossa maior vitória”, disse.

Fornari também comentou as dificuldades da gestão pública em cidades pequenas, como encontrar profissionais qualificados dispostos a trabalhar com salários mais baixos. “Formar uma boa equipe técnica é o maior desafio”, afirmou.

Enquanto a nova identidade não é oficializada, Rio Verde se prepara para realizar a primeira edição da Corrida Rio Verde do Pantanal, como parte da tradicional Festa do Pantaneiro. O nome do evento já antecipa a mudança que o prefeito quer ver nos documentos — e nos mapas.

A íntegra da entrevista com o prefeito Réus Fornari está no vídeo abaixo. No bate-papo, ele detalha os motivos da mudança de nome, fala sobre os planos para o turismo local e comenta os principais desafios de sua gestão. “Quem quiser entender o que está por trás dessa proposta, é só assistir. Eu explico tudo com calma e mostro por que Rio Verde do Pantanal é o caminho”, afirmou o prefeito.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas