
O Rio de Janeiro recebe, de terça-feira (23) a quinta-feira (25), o 3º Seminário de Turismo Sustentável (Situs), evento que busca debater como o turismo pode contribuir para a conservação ambiental e valorização do patrimônio cultural, gerando impacto positivo nas economias locais. A programação acontece na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense.

Entre os destaques da programação está a participação de Paula Mèlich Bonet, delegada do governo da Catalunha (Espanha) no Brasil. Ela vai compartilhar a experiência de Barcelona, uma das cidades mais visitadas do mundo, e as estratégias adotadas para equilibrar o turismo com a qualidade de vida dos moradores.
Segundo Paula, o governo catalão reconhece que, apesar de ser um setor estratégico e gerador de empregos, o turismo também traz impactos sociais, ambientais e urbanos, especialmente em grandes metrópoles. A alta nos preços da habitação, a pressão sobre os serviços públicos e os desafios de convivência urbana levaram à adoção de políticas públicas focadas em sustentabilidade.
As ações implementadas em Barcelona estão divididas em quatro frentes:
- Regulação do aluguel turístico – restrições a plataformas como Airbnb nas áreas mais saturadas e incentivo à reconversão de imóveis para moradia permanente.
- Turismo responsável – nova estratégia lançada em 2023 prioriza o bem-estar da população e o equilíbrio territorial. O lema é: "mais valor, menos volume".
- Descentralização da oferta turística – estímulo ao turismo rural, natural e cultural fora da capital, para redistribuir visitantes e benefícios econômicos.
- Participação cidadã – políticas construídas com base em dados e escuta ativa da população local, por meio do Observatório do Turismo na Catalunha.
“Enfrentar os impactos do turismo não é negar sua importância, mas redefinir seus limites e objetivos em diálogo com a sociedade”, afirma Paula Mèlich.
O presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe (Intus), Ricardo Carvalho, destaca que o turismo sustentável é aquele que preserva o meio ambiente e valoriza a cultura local. “Preservar a cultura de uma cidade gera prosperidade. É possível crescer cuidando da identidade e dos recursos naturais”, afirma.
O Situs 2025 reúne gestores públicos, especialistas internacionais, representantes de entidades de preservação e empreendedores do setor, com o objetivo de construir soluções conjuntas para um modelo de turismo mais consciente e duradouro.
