BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
ENAMED 2025

Candidatos podem consultar online resultado final de recurso para atendimento especializado no Ename

Inep divulga resultados dos recursos para atendimento especializado na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica.

22 agosto 2025 - 14h55
Estudantes concluintes de medicina se preparam para o Enamed 2025, com novas regras para atendimentos especializados.
Estudantes concluintes de medicina se preparam para o Enamed 2025, com novas regras para atendimentos especializados. - Marcelo Camargo/Agência Brasil
ENERGISA

Candidatos inscritos na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que solicitaram atendimento especializado no dia da prova, já podem consultar online o resultado final no Sistema Enamed. O resultado foi baseado na análise de um novo documento comprobatório enviado pelos candidatos após a primeira negativa da equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Canal WhatsApp

Os candidatos com deficiências, transtornos ou condições específicas, além de gestantes, lactantes e idosos, tinham até o prazo estabelecido no edital para solicitar o atendimento especializado para a prova de 2025.

O Enamed 2025 tem como objetivo avaliar e melhorar a formação dos médicos no Brasil. Para aqueles que tiveram a solicitação de tempo adicional aceita, será garantido um acréscimo de 60 minutos no tempo de prova. No entanto, caso o recurso seja negado, o candidato terá direito apenas aos recursos de acessibilidade previstos na inscrição, sem direito ao tempo adicional nem à calculadora.

As provas do Enamed ocorrerão no dia 19 de outubro em 225 municípios, um aumento significativo em relação ao ano anterior. O exame será composto por 100 questões objetivas, distribuídas igualmente entre as áreas da medicina abordadas no conteúdo programático, como clínica médica, cirurgia, ginecologia, pediatria, saúde coletiva e saúde mental.

Além disso, os concluintes do curso de medicina inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) também precisarão responder a um questionário obrigatório.

O Enamed é obrigatório para todos os concluintes dos cursos de medicina e também será utilizado para os processos seletivos das especialidades médicas do Exame Nacional de Residência (Enare). Ao todo, 96.635 candidatos estão inscritos no exame, sendo 39.839 estudantes concluintes de medicina e 56.796 candidatos interessados em utilizar os resultados para ingressar nas residências médicas.

A avaliação de desempenho dos cursos de medicina no Enamed pode impactar diretamente o número de vagas oferecidas, a continuidade do vestibular e até mesmo a possibilidade de extinção do curso, caso o desempenho seja abaixo do esperado.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas