
Candidatos inscritos na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que solicitaram atendimento especializado no dia da prova, já podem consultar online o resultado final no Sistema Enamed. O resultado foi baseado na análise de um novo documento comprobatório enviado pelos candidatos após a primeira negativa da equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os candidatos com deficiências, transtornos ou condições específicas, além de gestantes, lactantes e idosos, tinham até o prazo estabelecido no edital para solicitar o atendimento especializado para a prova de 2025.
O Enamed 2025 tem como objetivo avaliar e melhorar a formação dos médicos no Brasil. Para aqueles que tiveram a solicitação de tempo adicional aceita, será garantido um acréscimo de 60 minutos no tempo de prova. No entanto, caso o recurso seja negado, o candidato terá direito apenas aos recursos de acessibilidade previstos na inscrição, sem direito ao tempo adicional nem à calculadora.
As provas do Enamed ocorrerão no dia 19 de outubro em 225 municípios, um aumento significativo em relação ao ano anterior. O exame será composto por 100 questões objetivas, distribuídas igualmente entre as áreas da medicina abordadas no conteúdo programático, como clínica médica, cirurgia, ginecologia, pediatria, saúde coletiva e saúde mental.
Além disso, os concluintes do curso de medicina inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) também precisarão responder a um questionário obrigatório.
O Enamed é obrigatório para todos os concluintes dos cursos de medicina e também será utilizado para os processos seletivos das especialidades médicas do Exame Nacional de Residência (Enare). Ao todo, 96.635 candidatos estão inscritos no exame, sendo 39.839 estudantes concluintes de medicina e 56.796 candidatos interessados em utilizar os resultados para ingressar nas residências médicas.
A avaliação de desempenho dos cursos de medicina no Enamed pode impactar diretamente o número de vagas oferecidas, a continuidade do vestibular e até mesmo a possibilidade de extinção do curso, caso o desempenho seja abaixo do esperado.
