senai
1ª ETAPA

'Reflora Nasa Park' inicia recuperação ambiental após rompimento de barragem

Primeira etapa do reflorestamento cobre 1,5 hectares e conta com apoio de órgãos públicos e voluntários

20 fevereiro 2025 - 11h50Carlos Guilherme, Iury de Oliveira e Rafael Rodrigues
Primeira etapa do Reflora Nasa Park inicia recuperação ambiental com o plantio de 1,5 hectares, visando restaurar 24,1 hectares degradados.
Primeira etapa do Reflora Nasa Park inicia recuperação ambiental com o plantio de 1,5 hectares, visando restaurar 24,1 hectares degradados. - (Fotos: Rafael Rodrigues)

Nesta terça-feira (20), teve início a primeira etapa do Reflora Nasa Park, um amplo projeto de recuperação ambiental na área degradada pelo rompimento da barragem do Córrego Estaca, ocorrido em 20 de agosto do ano passado, no loteamento Nasa Park em Jaraguari, a 40 km de Campo Grande.

Canal WhatsApp

O reflorestamento prevê a restauração de 24,1 hectares ao longo de 10,3 km do córrego, utilizando mudas nativas do Cerrado. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura Municipal de Jaraguari, do Ministério Público, de empresas privadas e de voluntários da região.

A primeira fase do projeto abrange o plantio de 1,5 hectares, marcando o começo de um esforço contínuo para devolver à região a vegetação original e fortalecer a biodiversidade. Segundo o gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba e Ambiental Pantanal,  Fernando Garayo, a empresa doou 1.200 mudas nativas para essa etapa inicial. "Nosso viveiro, que há mais de 12 anos trabalha com a recuperação ambiental, forneceu espécies cuidadosamente selecionadas para garantir que a vegetação local seja restaurada da melhor forma possível", destacou.

Reflora Nasa Park: primeira etapa do reflorestamento começou! - (Foto: Rafael Rodrigues)

O reflorestamento será realizado em cinco fases, com o monitoramento de especialistas e o uso de imagens de satélite e drones para mapear a regeneração da área. De acordo com a engenheira ambiental do NASA Park/ Luceri Ambiental, Victoria Souza, as espécies escolhidas para o plantio são nativas do bioma Cerrado e foram selecionadas com base em levantamentos detalhados da vegetação original da região.

"O objetivo é garantir que a recuperação seja eficiente e sustentável a longo prazo. O monitoramento contínuo permitirá ajustes conforme necessário para maximizar a adaptação das mudas ao solo e ao clima local", explicou Vitória. Além do plantio, o projeto prevê a estabilização das margens do córrego para evitar erosão e assoreamento, protegendo a qualidade da água e a fauna local.

Apoio e participação da comunidade - A Prefeitura Municipal de Jaraguari tem desempenhado um papel importante no acompanhamento e suporte ao projeto. O prefeito Claudião (PSDB) ressaltou o compromisso da administração pública em garantir que todas as medidas de recuperação sejam executadas com eficiência.

O prefeito de Jaraguari, Claudião (PSDB), vê a iniciativa com bons olhos - (Foto: Rafael Rodrigues)

"Desde o rompimento da barragem, temos acompanhado de perto a situação, mobilizando a Defesa Civil e atuando junto ao Ministério Público para garantir o cumprimento das responsabilidades da empresa responsável. Além disso, envolvemos as escolas municipais e estaduais no reflorestamento, incentivando a participação dos alunos no processo de conscientização ambiental", afirmou o prefeito.

A advogada Alice Adolfa Miranda Ploger Zeni e o responsável pelo NASA Park, Alexandre A. Abreu, informaram que a empresa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para viabilizar o reflorestamento e outras ações de reparação ambiental. O acordo já está em fase de execução, e algumas indenizações começaram a ser pagas às famílias afetadas.

Rompimento nas barragens trouxe transtornos para a população que morava na região - (Foto: Rafael Rodrigues)

"No momento, aguardamos o desbloqueio dos bens da empresa para concluir o pagamento das indenizações pendentes. Mas o compromisso com a recuperação ambiental segue firme, e o TAC já definiu todas as etapas do processo", destacou Alice.

Com a conclusão da primeira etapa do Reflora Nasa Park, os responsáveis pelo projeto estimam que a restauração completa dos 24,1 hectares aconteça ao longo dos próximos anos. Novas doações de mudas estão previstas para as fases seguintes;

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas