BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
PESQUISA

Redes sociais lideram buscas por viagens no Brasil, revela pesquisa do Ministério do Turismo

Estudo mostra que quase metade dos brasileiros escolhe seus destinos pelas redes; influenciadores ganham destaque no setor

12 setembro 2025 - 20h30Agência Brasil
Redes sociais lideram buscas por viagens no Brasil, revela pesquisa do Ministério do Turismo.
Redes sociais lideram buscas por viagens no Brasil, revela pesquisa do Ministério do Turismo. - (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
ENERGISA

As redes sociais se consolidaram como a principal fonte de informação dos brasileiros na hora de planejar viagens pelo país. Facebook, Instagram, TikTok e Twitter são os canais preferidos de 49% dos turistas na hora de pesquisar destinos, segundo levantamento recente do Ministério do Turismo.

Canal WhatsApp

O estudo mostra que, além das redes, o tradicional boca a boca — com dicas de amigos e familiares — ainda tem força, aparecendo logo em seguida como principal referência. Em contrapartida, meios mais tradicionais como sites e blogs de turismo, agências de viagens, programas de televisão, livros e guias ficaram nas últimas posições da preferência dos viajantes.

Para a psicóloga e influenciadora Luísa Galiza, uma das principais vozes do ecoturismo e turismo de aventura no Brasil, esse comportamento reflete uma mudança na forma como as pessoas se conectam com suas futuras experiências. Criadora do canal “Leve na Viagem”, Luísa alcança mensalmente mais de 3 milhões de pessoas e reúne mais de 400 mil seguidores nas redes sociais.

“O poder que a gente tem com essas redes, o poder de comunicação, é muito grande. As pessoas passam muitas horas do dia no Instagram, por exemplo. Quem acompanha canais de viagem com o intuito de pegar dicas realmente usa aquilo para montar o bucket list do ano”, explica a psicóloga.

Ela destaca que o conteúdo vai além de belas imagens. “Não é só sobre uma foto bonita do lugar. É sobre o que aquele lugar oferece, que tipo de experiência a pessoa vai viver naquele destino. E eu acho que com o Instagram, com essas redes, a gente consegue ter um acesso muito maior a essa informação.”

A pesquisa mostra que jovens entre 16 e 24 anos, em sua maioria mulheres com ensino superior, são os que mais utilizam as redes sociais para descobrir novos roteiros de viagem.

Para esse público, influenciadores digitais se tornaram não apenas uma fonte de inspiração, mas verdadeiros guias. Luísa Galiza é um desses casos.

“Essas pessoas estão ali compartilhando as suas experiências, por exemplo, que viveram comigo, dos destinos que eu fui, e aí acabam levando indiretamente mais pessoas para aquele lugar”, relata.

O engajamento do público vai além das curtidas e comentários. Muitos seguidores tomam atitudes concretas motivados pelos conteúdos. “Recebo feedbacks de pessoas que começaram a nadar para poder mergulhar como eu, ou que decidiram praticar trekking pela primeira vez depois de me acompanhar. Tem gente que viaja comigo para viver experiências físicas e mentais que antes nem imaginava possíveis.”

Entre os destinos mais buscados pelos viajantes nas redes estão paraísos naturais como Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, em Pernambuco, além dos exuberantes Lençóis Maranhenses.

A pesquisa, realizada em agosto deste ano, ouviu mais de 2,5 mil pessoas em todo o Brasil. Ela confirma a crescente influência das plataformas digitais na indústria do turismo e reforça o papel dos criadores de conteúdo na democratização das informações sobre viagens.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas