“O que mais importa é fazer com que as crianças gostem da leitura...”. Essa sábia frase, dita pelo professor Toru Kumon deveria estar presente na cabeça de todos os pais e educadores, afinal, o interesse por ler é fundamental para o aprendizado das crianças e da compreensão que elas terão da vida.
O incentivo à leitura, principalmente quando vindo dos pais, é algo vital para a formação de pessoas com bom caráter, já que quando a criança tem um bom vocabulário, começa a entender a razão das coisas e a compreender os problemas. Por meio da leitura pode-se ter também uma visão ampla e profunda do mundo e das outras pessoas.
O método Kumon explica que até mesmo quem quer melhorar os resultados em Matemática, precisa começar pela leitura ou se dedicar à mesma paralelamente ao estudo dos números e equações. A língua pátria é a base para todas as outras matérias e o ideal é que a criança adquira a capacidade ler o quanto antes.
A formação do gosto pela leitura é um trabalho permanente e não pode ser feito com imposições. É importante também que os pequenos tenham exemplos que mostrem a sedução pela leitura, ou seja, os pais devem servir de modelo de leitor, despertando nos filhos o interesse e o desejo de também serem bons leitores.
Toru Kumon chegou a escrever o livro: “É possível ler livros aos dois anos de idade”, no qual ele aborda os estudos que fez observando alunos brilhantes pré-escolares que passaram pelo Kumon. O que estas crianças tinham em comum? Todos, sem exceção, tinham alta capacidade de leitura, chegando a ler até 30 livros por mês! Ler é uma longa viagem que leva a diferentes lugares sem cobrar absolutamente nada. Que tal viajar?
Em Campo Grande a rede Kumon conta com unidades em todos os pontos da cidade, sempre uma perto da sua casa. Incentive seus filhos a derpertarem o conhecimento que existe dentro deles, matriculando-os na rede de ensino.

