TCE
COMUNICAÇÃO

'O rádio e a TV não perderam espaço, ganharam relevância', diz Marçal Filho

No 1º Encontro Regional de Rádio e TV, prefeito de Dourados diz que a radiodifusão mantém credibilidade e público fiel

11 agosto 2025 - 12h30Da Redação
Marçal Filho discursa durante o 1º Encontro Regional de Rádio e TV, realizado em Dourados (MS)
Marçal Filho discursa durante o 1º Encontro Regional de Rádio e TV, realizado em Dourados (MS) - (Foto: Divulgação)

No último dia 4 de agosto, o auditório da Unigran, em Dourados, a 250 km de Campo Grande, reuniu empresários, publicitários e autoridades para o 1º Encontro Regional de Rádio e TV, promovido pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de Mato Grosso do Sul (MIDIACOM MS) com apoio de instituições públicas e privadas.

Canal WhatsApp

O prefeito de Dourados, Marçal Filho, iniciou sua participação com o bordão que o acompanha desde os tempos de locutor: "Alô, você". Em seguida, falou sobre sua trajetória no rádio, iniciada há 49 anos, quando a cidade contava com apenas uma emissora e a transmissão era realizada em ondas médias. "Naquele tempo, as notícias chegavam com dias de atraso e até o final das novelas dependia do envio de fitas por outras cidades", lembrou.

Prefeito de Dourados, Marçal Filho, fala sobre a importância da radiodifusão no auditório da Unigran

Marçal destacou que, ao longo das últimas décadas, o rádio foi dado como ultrapassado em diferentes momentos, como na chegada da televisão e, mais recentemente, com a expansão da internet e das redes sociais. "Não existe meio de comunicação mais simples de acompanhar do que o rádio, pois não exige que a pessoa pare para ouvir", afirmou.

Marçal Filho destaca a relevância do rádio e da TV para a credibilidade da informação

Segundo ele, a força do rádio está na capacidade de estimular a imaginação do ouvinte e transmitir emoção por meio das palavras. O prefeito disse manter reservas quanto à tendência de transmitir programas de rádio com imagem nas plataformas digitais, argumentando que a essência do veículo está no áudio.

Marçal também defendeu que rádio e TV preservam a credibilidade junto ao público, mesmo em um cenário de alta circulação de informações nas redes sociais. "As pessoas podem ver uma informação na internet, mas vão confirmar no rádio ou na TV para saber se é verdadeira. Esse é o principal diferencial da radiodifusão", afirmou.

Ao encerrar sua fala, reforçou a importância do setor: "O rádio e a televisão continuam mais vivos do que nunca, e seguimos cada vez mais apaixonados por esses meios de comunicação".

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop