
O avanço de áreas de instabilidade atmosférica deve mudar o tempo em diversas regiões de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (15). Apesar do dia começar com sol e céu parcialmente nublado em boa parte do estado, a previsão indica possibilidade de pancadas de chuva e tempestades isoladas, especialmente entre o período da tarde e a noite.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), o fenômeno é resultado da passagem de uma frente fria que favorece a formação de nuvens carregadas. As regiões mais afetadas devem ser o centro-sul e parte do leste do estado, com alerta para raios e rajadas de vento que podem ultrapassar os 60 km/h.
Na capital, a quarta-feira começa com sol e poucas nuvens. A temperatura mínima prevista é de 23°C e a máxima pode chegar a 34°C. Há chance de pancadas isoladas ao longo do dia, mas o calor permanece.
Em cidades como Dourados e Anaurilândia, as mínimas devem oscilar entre 21°C e 23°C, enquanto as máximas chegam aos 34°C. Mais ao sul, em municípios como Ponta Porã e Iguatemi, os termômetros marcam mínima de 20°C e máxima de 32°C.
O calor mais intenso do estado deve ser sentido nas regiões Pantaneira e Sudoeste. Em Porto Murtinho, a máxima pode atingir 38°C, com mínima de 26°C. Em Corumbá, os termômetros devem variar entre 24°C e 36°C. Já nas regiões do Bolsão, Norte e Leste, como Coxim e Paranaíba, as máximas variam de 31°C a 36°C.
De acordo com o Cemtec, as temperaturas elevadas nessas áreas são comuns nesta época do ano e refletem a influência de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e contribui para o calor extremo.
