
O tempo segue firme e com predomínio de sol em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (16), segundo a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). O Estado continua sob influência de um sistema de alta pressão atmosférica, que impede a formação de nuvens e afasta a possibilidade de chuva.

Com isso, os dias serão marcados por grande amplitude térmica, com manhãs mais amenas e tardes quentes. Em algumas regiões, a diferença entre a mínima e a máxima pode ultrapassar os 20°C.
Na capital, Campo Grande amanhece com 18°C e os termômetros podem atingir os 29°C no período da tarde. Em Dourados e Anaurilândia, a mínima prevista é de 16°C, com máximas variando entre 29°C e 30°C. No sul do Estado, Ponta Porã e Iguatemi têm mínimas semelhantes, enquanto as máximas ficam entre 28°C e 30°C.
Nas regiões pantaneira e sudeste, cidades como Porto Murtinho e Corumbá terão mínima de 16°C e máxima de até 30°C. Já no norte e Bolsão, o calor deve ser mais intenso: em Coxim e Três Lagoas, os termômetros variam de 19°C a 20°C pela manhã e chegam a 32°C e 33°C durante a tarde.
Mudança no tempo com frente fria
O tempo só deve mudar entre a noite de quarta e a quinta-feira (18), quando uma nova frente fria avança sobre o Estado. O sistema frontal deve aumentar a nebulosidade e provocar pancadas de chuva isoladas, principalmente nas regiões sudoeste e sudeste.
A principal consequência será a queda acentuada nas temperaturas. A previsão aponta mínimas entre 5°C e 7°C no sul do Estado entre sexta-feira (19) e sábado (20), podendo chegar a menos de 6°C em pontos isolados.
No cone-sul e em Dourados, as mínimas ficam entre 6°C e 11°C, com máximas que não devem passar dos 22°C. O frio também atinge o Pantanal e o sudoeste, onde os termômetros variam de 6°C a 15°C pela manhã e chegam a até 25°C à tarde. No norte, leste e região do Bolsão, o frio será mais brando: mínimas entre 12°C e 16°C, e máximas que oscilam de 25°C a 31°C.
Na capital, os dias mais frios terão mínimas entre 10°C e 15°C, e máximas entre 23°C e 26°C. Os ventos passam a soprar do sul, com intensidade que pode variar de 40 km/h a 60 km/h, com rajadas ainda mais fortes em locais isolados.
