
Os interessados em participar da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) têm até esta quarta-feira, 30 de julho, para se inscrever. A participação deve ser confirmada exclusivamente pelo Sistema PND, plataforma oficial de inscrição do exame. A prorrogação do prazo foi anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última sexta-feira (25).

A PND foi criada para avaliar e valorizar profissionais da educação, servindo como referência para processos seletivos em redes públicas de ensino de estados e municípios. Apesar de não se tratar de um concurso público, a prova poderá ser usada como etapa classificatória por órgãos que aderirem ao modelo — o que levou a avaliação a ser apelidada de “CNU dos Professores”, em alusão ao Concurso Nacional Unificado.
Quem pode participar - Podem se inscrever os estudantes que concluirão cursos de licenciatura em 2025 e que estejam cadastrados no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Esses alunos terão isenção automática da taxa de inscrição.
Professores formados em licenciatura também estão aptos a participar, desde que tenham interesse em disputar vagas em processos seletivos promovidos por redes públicas de ensino que venham a adotar os resultados da PND como critério.
A inscrição deve ser feita até o dia 30 de julho no site oficial da PND, utilizando login do portal Gov.br. Pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, idosos ou candidatos trans que desejem atendimento específico também devem fazer as solicitações dentro do mesmo prazo.
Para quem não tem direito à isenção, o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85 deve ser efetuado até sexta-feira (1º de agosto). A Guia de Recolhimento da União (GRU) é gerada no momento da inscrição e pode ser paga em bancos, casas lotéricas ou aplicativos de instituições financeiras.
Criada em 2024 como parte do programa “Mais Professores para o Brasil”, a PND busca estimular a realização de concursos e a contratação de docentes qualificados na rede pública. A expectativa é alcançar 2,3 milhões de profissionais da educação em todo o país.
Na edição de 2025, o exame já recebeu adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais. A prova está prevista para o dia 26 de outubro.
Cada rede de ensino poderá definir como utilizar a nota da PND. Ela pode ser usada como etapa única de seleção, ou ser combinada com provas práticas e avaliação de títulos.
A avaliação, baseada na prova teórica do Enade, será aplicada para licenciandos e professores das seguintes 17 áreas:
Artes visuais
Ciências biológicas
Ciências sociais
Computação
Educação física
Filosofia
Física
Geografia
História
Letras – inglês
Letras – português
Letras – português e espanhol
Letras – português e inglês
Matemática
Música
Pedagogia
Química
