
Mais de 1,08 milhão de candidatos participam neste domingo (26) da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), aplicada em 750 cidades de todas as regiões do país. O exame, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como objetivo estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes públicas de ensino.
A lista completa de municípios está disponível no Portal do Inep.
Os candidatos podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição no site do Sistema PND, utilizando o login da plataforma Gov.br. O documento informa o número de inscrição, data, horário e local da prova, além de indicar se o participante terá tratamento pelo nome social ou atendimento especializado, como no caso de pessoas com deficiência, gestantes, lactantes ou idosos.
Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão no dia da prova. Ele não pode ser utilizado para anotações nem permanecer sobre a mesa durante o exame.
Documentos e materiais obrigatórios
A identificação com documento original com foto é obrigatória. Serão aceitos documentos físicos (como RG, CNH, passaporte e carteira de trabalho) e digitais (CNH Digital, RG Digital e e-Título), desde que acessados pelos aplicativos oficiais — o uso de fotos do documento na galeria do celular não será permitido.
O candidato deve levar caneta esferográfica preta de material transparente, sendo recomendado levar uma caneta reserva. Itens como caneta azul, lápis, borracha e papéis de anotações não podem permanecer na mesa durante o exame.
Regras sobre eletrônicos e acessórios
De acordo com o edital, celulares, relógios e dispositivos eletrônicos deverão permanecer desligados e lacrados no envelope porta-objetos, que deve ser guardado embaixo da cadeira até a saída definitiva do local. O uso ou manuseio desses equipamentos durante a prova implicará eliminação imediata.
Também é proibido o uso de óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros.
Horário da prova
A PND será aplicada em todo o país no horário de Brasília, com o seguinte cronograma:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início da prova: 13h30
- Término: 19h
Os candidatos devem permanecer na sala por no mínimo duas horas após o início do exame. A duração total será de cinco horas e trinta minutos.
Estrutura do exame
A prova da PND segue a mesma matriz teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para licenciaturas, com duas partes:
- Formação geral – 30 questões objetivas e uma discursiva sobre temas ligados à formação docente.
- Componente específico – 50 questões de múltipla escolha relacionadas à área de licenciatura escolhida.
As 17 áreas avaliadas são: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (português, inglês e espanhol), matemática, música, pedagogia e química.

