Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
06 de dezembro de 2025 - 10h12
sesi
GERAL

Prova discursiva do CNU será aplicada neste domingo em 228 cidades do país

Mais de 42 mil candidatos participam da segunda etapa do concurso; portões fecham às 12h30 no horário de Brasília

6 dezembro 2025 - 08h00Agência Brasil
Prova discursiva do Concurso Nacional Unificado será realizada no domingo em 228 cidades do país.
Prova discursiva do Concurso Nacional Unificado será realizada no domingo em 228 cidades do país. - (Foto: Tomaz Silva)

A prova discursiva da edição 2025 do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) será aplicada neste domingo, 7 de dezembro, em 228 municípios de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. A etapa representa a continuidade do processo seletivo que atraiu milhares de candidatos para vagas em órgãos e instituições do governo federal.

Canal WhatsApp

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 42.499 candidatos foram aprovados na primeira fase, composta por prova objetiva, e agora seguem para a avaliação discursiva. Os participantes podem consultar a nota da primeira etapa e a classificação para as próximas fases (2, 3 e 4, conforme o cargo) na Página de Acompanhamento do concurso, acessível no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mediante CPF e senha da plataforma gov.br.

O cartão de confirmação de inscrição, que informa o local exato da prova discursiva, está disponível desde 1º de dezembro no portal da FGV. Para os cargos de nível superior, a prova será aplicada das 13h às 16h. Já para os candidatos a cargos de nível intermediário, o horário será das 13h às 15h.

Os portões serão fechados pontualmente às 12h30, pelo horário de Brasília, e não será permitida a entrada após esse horário. A recomendação é que os candidatos cheguem com antecedência mínima de uma hora.

Para os cargos de nível superior, a prova discursiva será composta por duas questões dissertativas, cada uma valendo 22,5 pontos, totalizando 45 pontos. A avaliação será dividida entre conhecimento específico (50% da nota) e domínio da Língua Portuguesa (50%).

Já para os cargos de nível intermediário, será aplicada uma redação dissertativo-argumentativa, com valor total de 30 pontos. Nesse caso, a correção considerará exclusivamente o domínio da Língua Portuguesa.

Os textos devem ser escritos à mão, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Apenas o conteúdo transcrito na folha definitiva será considerado para a correção. A prova escrita deve ter no máximo 30 linhas.

Candidatos que não seguirem as regras ou que escreverem fora do espaço indicado poderão ser desclassificados, conforme previsto no edital.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop