segov dengue
SAÚDE

Proteção à saúde visual

Sistema inovador protege a visão da luz nociva que contribui para a aceleração do envelhecimento dos olhos e surgimento da catarata

26 maio 2017 - 09h40Da Redação
Será lançado no Brasil agora em maio um sistema já integrado ao material da lente dos óculos que associa a proteção contra os raios UV e a luz azul-violeta
Será lançado no Brasil agora em maio um sistema já integrado ao material da lente dos óculos que associa a proteção contra os raios UV e a luz azul-violeta - Divulgação
Comper

Já é de conhecimento de todos que a exposição excessiva ao sol é prejudicial à saúde por causa dos raios UV. O que muitos desconhecem é que, além disso, a claridade solar emite também a chamada luz azul-violeta que contribui para a aceleração da deteriorização das células da retina, ocasionando assim doenças oculares, como por exemplo, a Degeneração Macular Relacionada à Idade. O mesmo acontece nos ambientes internos, como nos escritórios e residências, pois as lâmpadas artificiais bem como os aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e computador, também emitem essa luz nociva. Diante dessa realidade, algumas soluções surgem como contrapartida para a proteção da visão, ou seja, lentes de óculos que já são produzidas com sistema especial que filtra a luz azul-violeta.

Será lançado no Brasil agora em maio um sistema já integrado ao material da lente dos óculos que associa a proteção contra os raios UV e a luz azul-violeta, é o Eye Protect System™. Trata-se de uma solução para os novos hábitos do mundo moderno, no qual, metade da população brasileira utiliza a internet regularmente e passa cerca de cinco horas por dia conectada e outras quatro horas e meia em frente aos televisores. Isto significa um terço do dia expondo os olhos a essa luz nociva, sem contar a luz do sol. Desenvolvido pela multinacional francesa Essilor - fabricante das lentes multifocais Varilux® e do antirreflexo Crizal®, o sistema preserva a estética transparente da lente, sem residual roxo, sendo possível utilizar em diferentes tipos de armação e ser usada por qualquer pessoa, até mesmo por quem não precisa de correção visual. Com isso, tanto usuários de óculos ou não, que estão sempre conectados e também aqueles que passam horas expostos à luz solar terão mais proteção e conforto sem prejudicar a saúde visual.

Marcelo Assaf, Diretor de Marketing da empresa, ressalta que o maior índice dessa luz nociva é emitido pelo sol, seguido das lâmpadas de LED e dos tablets, smartphones, TV´s e computadores, e das lâmpadas fluorescentes.“Com o sistema incorporado na produção da lente somente a luz benéfica, a chamada Luz Azul-Turquesa,responsável por preservar as funções visuais (percepção de cores) e não visuais (relógio biológico), passa através da superfície da lente”, afirma, acrescentando que a novidade estará disponível a partir de julho na gama de lentes multifocais Varilux Series®, além da Varilux Digitime® e Eyezen™.

Segundo ele, a preocupação com a saúde visual está mobilizando muitos setores, como o de tecnologia celular. A Apple, por exemplo, conta com a função Night Shift. Com o recurso ativado, a tela do smartphone ou tablet ganha cores quentes, o que, de acordo com especialistas, permite que o gadget agrida menos os olhos durante a noite.

Novos Hábitos

De acordo com o Global Mobile ConsumerSurvey, estudo da consultoria Deloitte, 80% dos brasileiros usam smartphones diariamente, o que representa um aumento de 176% em comparação ao acesso total aos aparelhos em 2013, quando apenas 29% da população no Brasil tinha acesso. Além disso, outros gadgets como de relógios conectados,por exemplo, tiveram uma alta de 4% para 6%, enquanto para pulseiras inteligentes o crescimento foi de 2% para 4%.

E o número de usuários que acessam a internet pelo celular com mais frequência do que via desktop ou tablet é de pelo menos 30%, segundo relatório do Google em parceria com a Kantar TNS. Paralelamente, o número de aparelhos que cada pessoa acessa também cresceu: em 2012, o número médio de dispositivos conectados por pessoa era de 0,6. Em 2016, esse índice subiu para quase dois dispositivos conectados por pessoa.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas