
Após um período estável, 13 cidades de Mato Grosso do Sul regrediram e apresentaram aumento no grau de contaminação do coronavírus. O levantamento foi feito pelo Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), que destacou os 40 municípios que se mantiveram e os 26 que melhoraram em relação a última atualização. Campo Grande permanece no grau médio (atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco).

Os 13 que regrediram foram: Aral Moreira, Bataguassu, Caracol, Coronel Sapucaia, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jaraguari, Juti, São Gabriel, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Côrrea Riedel, o aumento do número de casos requer atenção redobrada: "Infelizmente a pandemia está em elevação, novamente, em Mato Grosso do Sul. Em um único dia, nesta quarta-feira, tivemos 689 novos casos e hoje registramos 575. Temos que nos esforçar mais: os gestores municipais precisam seguir à risca as recomendações do Programa e a população evitar aglomerações e adotar as medidas de biossegurança, sob o risco de enfrentarmos uma segunda grande onda de contágio no Estado", enfatizou.
O mapa situacional das quatro macrorregiões de Saúde (Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados), referente à 46ª Semana Epidemiológica (de 08 a 04/11), apresenta 22 municípios na faixa de risco tolerável (amarela), 45 municípios no grau médio (bandeira laranja) e 12 no grau de risco alto (bandeira vermelha). Nenhuma cidade apresentou os graus de risco extremo (bandeira cinza) ou baixo (bandeira verde).
Quadro atualizado dos municípios
Para gerar essa classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos.
