3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
NOMEAÇÃO

Promotor de Justiça de MS é eleito vice-presidente do Centro-Oeste do Conselho Nacional dos Ouvidores do MP

Renzo Siufi também foi designado para integrar a Comissão do Formulário da Ouvidoria das Mulheres do CNOMP

8 dezembro 2021 - 18h26Da Redação
O promotor de Justiça Renzo Siufi
O promotor de Justiça Renzo Siufi - (Foto: Divulgação)

O promotor de Justiça Renzo Siufi, que é o ouvidor do MPE (Ministério Público Estadual), foi eleito como o novo vice-presidente da Região Centro-Oeste do CNOMP (Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União). A eleição foi realizada durante a 56ª Reunião Ordinária do CNOMP, promovida nos dias 25 e 26 de novembro, em Vitória (ES), de forma híbrida (presencial e virtual), e também reconduziu à Presidência do colegiado a promotora de Justiça Selma Magda Pereira Barbosa Barreto, do Ministério Público do Estado de Pernambuco.

Canal WhatsApp

Em entrevista ao Jornal A Crítica, Renzo Siufi explicou que durante a reunião ele também foi escolhido para integrar a Comissão do Formulário da Ouvidoria das Mulheres do CNOMP, que busca analisar a implantação do formulário idealizado pela Ouvidoria das Mulheres junto aos Ministérios Públicos Estaduais. "Para mim é uma honra ser eleito vice-presidente da Região Centro-Oeste, o que coincidiu com o fato de um mês antes eu ter assumido o cargo de ouvidor do MPE, tendo como ouvidora-substituta a promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro", detalhou.

O novo vice-presidente da Região Centro-Oeste do CNOMP informou à reportagem que sua principal bandeira no cargo será trabalhar em conjunto com os demais Ouvidores do Ministério Público Nacional para aumentar a atuação das ouvidorias nos Ministérios Públicos Estaduais de todo o Brasil. "Em Mato Grosso do Sul, a Ouvidoria do MPE foi criada em 2009, portanto ainda relativamente recente, com pouco mais de uma década. Por isso, quero me esforçar no sentido de aumentar ainda mais a atuação desse importantíssimo canal de comunicação dos Ministérios Públicos com a sociedade em geral, estreitando cada vez mais o Ministério Público com a população sul-mato-grossense, recebendo denúncias, reclamações, críticas e também elogios para aperfeiçoar o nosso trabalho", declarou.


O promotor de Justiça Renzo Siufi e o procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda

Segundo o promotor de Justiça Renzo Siufi, grande parcela da população infelizmente ainda desconhece como chegar até as ouvidorias dos Ministérios Públicos e o seu papel será melhorar esse canal de comunicação, permitindo que a sociedade tenha cada vez mais acesso. "Também pretendemos modernizar a página da Ouvidoria do MPE e torná-la mais segura, já que a grande maioria dos contatos feitos é por meio eletrônico. Projeto esse que conta com o apoio do procurador-geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda e de toda a sua equipe, sempre preocupados em modernizar a instituição e atender as demandas da sociedade, destacando ainda que também são realizados atendimentos por telefone e presencial", pontuou.

Posse na Ouvidoria do MPE

No dia 25 de outubro, o procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, empossou o promotor de Justiça Renzo Siufi no cargo de ouvidor do Ministério Público do Estado e a promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro como ouvidora-substituta após ambos terem sido eleitos pelo Colégio de Procuradores de Justiça para o biênio 2021/2023. Na solenidade, a procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva fez a leitura do Termo de Posse que foi assinado pelos novos ouvidores.

Renzo Siufi ressaltou que a posse é um momento muito especial na sua carreira de promotor de Justiça, pois, após quase 22 anos integrando o MPE, foi distinguido pelo procurador-geral de Justiça do Estado e pelo Colégio de Procuradores de Justiça com a missão de ocupar o cargo de ouvidor pelos próximos dois anos. Ele aproveitou a oportunidade e parabenizou a promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro pela igual distinção de ter sido escolhida para o cargo de ouvidora-substituta, desejando votos de sucesso e êxito nessa missão conjunta.

Segundo o ouvidor, desde a sua criação no ano de 2009, a Ouvidoria tem experimentado um aumento no registro de manifestações e, no ano de sua criação, foram registradas 307 manifestações, enquanto em 2020 foram registradas 4.201 manifestações, representando um crescimento de 1.368,40% em apenas 11 anos. "O expressivo aumento das manifestações já demonstra o êxito da Ouvidoria do MPE e em uma clara demonstração de que a população sul-mato-grossense confia em nossa instituição para o registro de suas denúncias, representações e reclamações, dentre outras", falou.

Nesse sentido, Renzo Siufi assegurou que pretende honrar com extrema dedicação o cargo de ouvidor do MPE. "Primeiro continuando o excelente trabalho de todos aqueles Ouvidores que me antecederam no cargo e, segundo, me esforçando para aumentar e aperfeiçoar ainda mais os canais de diálogo com a sociedade e as demais instituições, públicas e privadas", finalizou.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas