segov dengue
INCLUSÃO

Projeto 'Retratos do Tempo' destaca o olhar da pessoa idosa sobre a fotografia

O projeto é uma iniciativa da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e visa não apenas ensinar técnicas fotográficas, mas promover uma reflexão sobre como os idosos percebem sua própria imagem e o mundo ao seu redor

15 outubro 2024 - 14h50Iury de Oliveira
Oficina 'Retratos do Tempo: imagens que contam histórias' prestigia olhar da pessoa idosa para a fotografia
Oficina 'Retratos do Tempo: imagens que contam histórias' prestigia olhar da pessoa idosa para a fotografia - (Foto: Zirleide Barbosa)
ENERGISA

A oficina "Retratos do Tempo", lançada nesta segunda-feira (14) pela Secretaria de Estado da Cidadania, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem como objetivo valorizar a visão da pessoa idosa na fotografia. O projeto é uma iniciativa da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e visa não apenas ensinar técnicas fotográficas, mas promover uma reflexão sobre como os idosos percebem sua própria imagem e o mundo ao seu redor.

Canal WhatsApp

A abertura das atividades aconteceu com uma palestra emocionante da psicóloga e professora Socorro Pompilio, que abordou a relação entre o tempo, o corpo e a autoimagem na terceira idade. O ciclo de oficinas, que se estenderá por sete dias, também conta com a participação de renomados profissionais como o fotógrafo Bolívar Porto e a especialista em Acessibilidade Cultural, Ivone Ângela.

Na plateia, a turma da Unapi, da UFMS, durante abertura do projeto Na plateia, a turma da Unapi, da UFMS, durante abertura do projeto "Retratos do Tempo". (Foto: Paula Maciulevicius/Cidadania)

Fotografia como ferramenta de expressão - A oficina foi criada com o intuito de dar protagonismo às pessoas idosas, permitindo que expressem suas vivências e perspectivas por meio da fotografia. O projeto, que já passou por outras unidades da UnaPI (Universidade Aberta à Pessoa Idosa), traz um formato inédito a Campo Grande, ampliando a discussão para temas como acessibilidade e inclusão, além de incentivar a produção de registros fotográficos que refletem o cotidiano e a autonomia dos participantes.

Zirleide Barbosa, subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e idealizadora da oficina, explica que o objetivo central do projeto é estimular a criatividade e a vivência dos participantes, mostrando como a fotografia pode ser uma ferramenta de diversão e autoconhecimento. “Queremos que as pessoas idosas olhem para o seu cotidiano com novos olhos, que registrem aquilo que é relevante para elas, conectando esse exercício ao envelhecimento ativo e saudável”, ressalta.

O que você diria para o tempo? Em palestra emocionante sobre tempo e corpo, a psicóloga e professora Socorro Pompilio trabalhou o envelhecimento. (Foto: Paula Maciulevicius/Cidadania)O que você diria para o tempo? Em palestra emocionante sobre tempo e corpo, a psicóloga e professora Socorro Pompilio trabalhou o envelhecimento. (Foto: Paula Maciulevicius/Cidadania)

Reflexão sobre tempo e autoimagem - Na abertura do evento, Socorro Pompilio conduziu a palestra "O tempo, o corpo e eu: Percebendo a autoimagem e a autonomia da pessoa idosa", onde discutiu como o envelhecimento marca o corpo e carrega uma história em cada pessoa. Ela utilizou uma citação de Mia Couto para ilustrar a relação entre tempo e identidade: “A idade é isto: o peso da luz com que nos vemos”. Socorro enfatizou a importância de perceber o corpo não apenas como um reflexo do tempo, mas como uma narrativa viva, cheia de experiências e transformações.

“A fotografia é uma maneira de capturar essa memória do corpo em um determinado momento. Quando olhamos para uma foto, o que vemos? O que ela nos diz sobre nós mesmos? É isso que queremos explorar durante essa oficina”, pontuou.

Autora da foto das indígenas e idealizadora do projeto, Zirleide Barbosa explica que o objetivo é trabalhar a criatividade e a vivência da pessoa idosa através da fotografia. (Foto: Paula Maciulevicius/Cidadania)Autora da foto das indígenas e idealizadora do projeto, Zirleide Barbosa explica que o objetivo é trabalhar a criatividade e a vivência da pessoa idosa através da fotografia. (Foto: Paula Maciulevicius/Cidadania)

Oficinas práticas e teóricas - A programação das oficinas inclui sessões práticas e teóricas, com foco em técnicas fotográficas e no desenvolvimento do olhar fotográfico na maturidade. Bolívar Porto, responsável por conduzir a oficina “Olhar fotográfico na Maturidade”, compartilha sua experiência de 35 anos na fotografia e acredita que essa atividade vai além do simples ato de fotografar. “A essência da nossa oficina é tirar de dentro de cada um o talento, a sensibilidade e a criatividade, ajudando-os a ver o mundo e a si mesmos de uma nova maneira”, explicou.

Além das aulas de fotografia, haverá também uma oficina conduzida por Ivone Ângela, especialista em Acessibilidade Cultural, intitulada “Caminhabilidade: Conectando pessoas a lugares, vivência e movimento”. Ivone vai abordar como a inclusão e a acessibilidade podem impactar a vida dos participantes, oferecendo um olhar mais inclusivo para o espaço urbano e o movimento cotidiano.

Ministrante da oficina Ministrante da oficina "O olhar fotográfico da Maturidade", o fotógrafo Bolívar Porto, ao lado da coordenadora da Unapi, Camila Polisel e da especialista em acessibilidade, Ivone Ângela. (Foto: Paula Maciulevicius/Cidadania)

Envelhecimento ativo e saudável - Um dos pontos centrais do projeto é a promoção de um envelhecimento ativo, onde a autonomia e a participação social são incentivadas. Para Camila Guimarães Polisel, coordenadora da UnaPI, esse tipo de iniciativa é essencial para o bem-estar dos idosos. “Sem a participação de vocês, nada disso faz sentido. Nós estamos crescendo e precisamos do apoio e da colaboração de todos para que essas atividades façam a diferença na vida de cada um”, afirmou Camila.

A oficina "Retratos do Tempo" segue até o dia 21 de outubro, com atividades que incluem, além das oficinas fotográficas, discussões sobre acessibilidade e uma exposição das fotos produzidas pelos participantes. A expectativa é que o projeto inspire os idosos a olharem para o próprio envelhecimento de maneira positiva e autônoma, utilizando a fotografia como uma forma de expressar suas histórias e percepções.

Programação completa

14/10/2024 a 18/10/2024
Oficina: “Olhar fotográfico na Maturidade”
Ministrante: Bolívar Porto
Horário: 15h às 17h30
Local: Sala de aula da UnaPI

21/10/2024
Oficina: “Caminhabilidade: Conectando pessoas a lugares, vivência e movimento”
Ministrante: Ivone Ângela
Horário: 15h às 17h30
Local: Sala de aula da UnaPI

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop