
Na manhã desta sexta-feira (11 de julho de 2025), os pacientes que fazem tratamento de radioterapia no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap/UFMS) foram recebidos com um gesto cheio de carinho: um café da manhã especial, feito por voluntários.

A ação faz parte do projeto “Semeando com Vida”, criado por Graziela Alencar. A ideia é simples: oferecer comida, cuidado e palavras de apoio para quem está enfrentando o câncer. O ambiente, que costuma ser marcado por exames, silêncio e esperas, se transformou em um espaço com abraços, sorrisos, bolos e suco natural.
Mais que comida: afeto - Os pacientes encontraram frutas, salgadinhos, café, bolos e sucos. Também receberam pequenos brindes, doados por parceiros do projeto. No final, houve um momento de bênção, com orações e mensagens positivas. Tudo foi pensado para trazer conforto e esperança.
“Fizemos tudo com muito amor, para que os pacientes se sintam mais acolhidos. A gente sabe como o tratamento é difícil, e um gesto assim pode melhorar o dia de alguém”, contou Graziela.
Apoio de quem cuida - A ação teve o apoio da equipe da Radioterapia do hospital e da Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia. O médico Fernando Coutinho Batista, responsável pela radioterapia, acompanhou o café da manhã, junto com a superintendente do Humap, Dra. Andrea Lindenberg, e o gerente administrativo Carls Coimbra.
Todos reforçaram a importância de tratar o paciente com cuidado, não só com remédios, mas também com atenção e empatia.
