
Lançado em 28 de maio, o projeto Inverno Acolhedor já totaliza 1.076 acolhimentos no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande. Somente no primeiro final de semana de funcionamento — iniciado na sexta-feira (8) — foram realizados 171 atendimentos a pessoas em situação de rua, que chegaram ao local espontaneamente ou foram encaminhadas pelo Centro POP, responsável pelo transporte por meio de ônibus.

De acordo com a coordenadora Priscilla Justi, a estrutura segue funcionando nesta segunda-feira (11) a partir das 18h, e pode ser estendida até quarta-feira (13), caso as temperaturas continuem baixas. “Depende dos alertas meteorológicos emitidos pela Defesa Civil do município, que mantém uma articulação com a Superintendência de Política de Direitos Humanos e de Proteção Social Especial”, explicou.
A madrugada de domingo (10) registrou 6,8°C, a menor temperatura do fim de semana, e concentrou o maior número de acolhimentos: 70 pessoas. Esta foi a primeira vez que o Ponto de Apoio funcionou no fim de semana desde o início do projeto.
Para reforçar as ações, o Centro POP também manteve as portas abertas no sábado e domingo, oferecendo café da manhã, almoço e lanche da tarde, além dos serviços socioassistenciais. O jantar foi servido no Ponto de Apoio. No total, foram fornecidas 343 refeições.
O Inverno Acolhedor é coordenado pela Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que intensifica, durante o inverno, o mapeamento de pontos estratégicos e a entrega de cobertores. As equipes respeitam o direito de recusa do acolhimento, garantido pela Constituição Federal.
A população pode contribuir informando locais onde haja pessoas em situação de rua pelos telefones 156, (67) 99660-6539 e (67) 99660-1469.
A abertura do Ponto de Apoio segue resolução publicada no Diário Oficial de Campo Grande, que prevê a ativação do protocolo do Inverno Acolhedor sempre que a previsão meteorológica indicar temperaturas iguais ou inferiores a 12°C, conforme alertas da Defesa Civil Municipal.
