
O professor universitário Maurício Braga de Araújo, de 60 anos, foi identificado como o piloto da aeronave que caiu sobre uma casa em Goiânia, no início da tarde desta segunda-feira, 13. Doutor em Física e docente do Instituto Federal de Goiás (IFG), ele era o único tripulante do avião e foi encontrado consciente, sentado e com ferimentos leves.

A queda ocorreu por volta das 12h44, em uma área residencial localizada a cerca de 16 quilômetros do Aeroporto Internacional de Goiânia. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), houve vazamento de combustível, o que exigiu o isolamento do local para evitar risco de incêndio ou explosão.
A aeronave envolvida no acidente é um Seamax M-22, modelo leve e anfíbio, com capacidade para dois ocupantes. De matrícula PU-DNA, o avião foi fabricado em 2008 e está registrado na categoria de construção amadora, utilizada por aviões montados por entusiastas da aviação para fins recreativos ou educacionais. A situação de aeronavegabilidade da aeronave era considerada normal, mas ela não está autorizada para prestar serviços de táxi aéreo.
Maurício Braga é o proprietário do avião há duas décadas e, segundo apurou o Estadão, ele mantinha voos recreativos como hobby. As causas do acidente ainda serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), que já anunciou que enviará equipes ao local para análise técnica.
Apesar da queda sobre a residência, não houve feridos entre os moradores. Os danos se concentraram em parte do telhado da casa atingida.
