TCE
DEFESA DO CONSUMIDOR

'Procons' de MS promovem ações de mobilização e defesa do consumidor em preparação para conferência

Com foco na proteção dos direitos do consumidor, Procons de Ivinhema e Campo Grande já iniciaram debates sobre diversos temas, incluindo vulnerabilidade de idosos

13 agosto 2025 - 07h30Redação
Etapas preparatórias de conferência estadual fortalecem Procons de Mato Grosso do Sul
Etapas preparatórias de conferência estadual fortalecem Procons de Mato Grosso do Sul - (Foto: PREFCG)

As etapas preparatórias para a Conferência Estadual de Proteção, Orientação, Defesa e Educação do Consumidor, que ocorrerá em novembro, têm fortalecido a atuação dos Procons em Mato Grosso do Sul. As cidades de Ivinhema e Campo Grande já iniciaram ações de mobilização focadas em um dos cinco eixos temáticos da conferência, abordando questões como gênero, raça, etnia e os desafios enfrentados pelos fornecedores na relação de consumo.

Canal WhatsApp

O secretário executivo do Procon MS, Angelo Motti, destaca que as ações são promovidas pela Escola do Consumidor e têm como objetivo envolver todos os setores da sociedade. "Buscamos sensibilizar e incentivar a participação de todos para desenvolver planos de ação que enfrentem os desafios no cumprimento dos direitos do consumidor", afirmou Motti.

Em suas primeiras ações, os Procons de Ivinhema e Campo Grande direcionaram esforços para a proteção de idosos, reconhecendo a vulnerabilidade desse grupo frente a golpes e práticas fraudulentas, como descontos indevidos em pensões e aposentadorias. Os centros de convivência de idosos mobilizaram os participantes, oferecendo orientações sobre como evitar fraudes, proteger dados pessoais e identificar propostas suspeitas recebidas por aplicativos e redes sociais.

Durante os encontros, foram discutidas medidas de apoio, como canais para denúncias e campanhas de conscientização sobre golpes e fraudes que atingem a população idosa.

Além disso, o Procon Campo Grande segue com sua programação de conferências livres, que incluirão discussões com indígenas, pessoas com deficiência e jovens aprendizes do Instituto Mirim. José Ferreira da Costa Neto, superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor de Campo Grande, compartilhou o primeiro relatório da ação realizada com os idosos no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza.

A Escola do Consumidor também tem colaborado com universidades e outras entidades interessadas em realizar conferências livres para debater os direitos do consumidor. Interessados podem obter mais informações no site do Procon MS ou entrar em contato pelo telefone (67) 3316-9816 ou e-mail escoladoconsumidor@procon.ms.gov.br.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas