Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
28 de outubro de 2025 - 19h23
INCLUSÃO PRODUTIVA

Primeira turma do Empretec Indígena de 2025 é formada na Aldeia Paraguassu, em Paranhos

Curso realizado pelo Governo de MS e Sebrae promove empreendedorismo sustentável entre povos originários e fortalece autonomia local

28 outubro 2025 - 16h30Iury de Oliveira
Primeira turma do Empretec Indígena de 2025 é formada em Paranhos com 100% de aproveitamento
Primeira turma do Empretec Indígena de 2025 é formada em Paranhos com 100% de aproveitamento - (Foto: Divulgação)
Terça da Carne

A Aldeia Paraguassu, no município de Paranhos, sediou, no último sábado (25), a conclusão da primeira turma do Empretec Indígena de 2025. A iniciativa, fruto de parceria entre o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), o Sebrae/MS e a Prefeitura de Paranhos, busca impulsionar a inclusão produtiva nas comunidades indígenas e promover o fortalecimento da economia local com foco no empreendedorismo sustentável.

Canal WhatsApp

Durante seis dias de imersão, os participantes do seminário passaram por atividades intensivas voltadas ao desenvolvimento de comportamentos empreendedores, com ênfase em iniciativas ligadas ao artesanato, produção comunitária e respeito aos modos de vida tradicionais. O aproveitamento da turma foi de 100%, com todos os selecionados concluindo o curso e recebendo certificado.

Empreendedorismo como transformação social - Para Edivânia Veras, participante da formação, o curso trouxe uma nova visão de futuro. “No começo não entendíamos muito bem o que era. Eu não enxergava nada, não tinha objetivo para a vida... Depois, o Empretec abriu os meus olhos, me fez colocar uma meta e entender que, mesmo com dificuldades, não devemos desistir”, relatou.

O Empretec Indígena é uma versão adaptada do seminário internacional Empretec — metodologia da ONU promovida no Brasil pelo Sebrae — com foco nas especificidades culturais e sociais dos povos indígenas. A proposta é trabalhar o empreendedorismo como ferramenta de autonomia, respeitando as identidades coletivas e os saberes tradicionais.

Apoio institucional e novos empreendedores - O subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários, Fernando Souza, destacou o impacto positivo do programa nas aldeias. “O Empretec potencializa ideias que já existiam nos territórios e permite que novas surjam. Pessoas que não tinham sonhos voltaram a sonhar. Isso transforma não só suas vidas, mas fortalece a comunidade, promove dignidade e gera cidadania”, afirmou.

A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Essa colaboração resultou no primeiro Empretec indígena do Brasil e tem demonstrado como o empreendedorismo pode ser uma ferramenta real de inclusão produtiva. Em novembro teremos novas edições voltadas às aldeias e, pela primeira vez, um Empretec para a comunidade quilombola de Nioaque”, explicou.

Agenda do Empretec Indígena em MS - Em 2025, seis edições do Empretec serão realizadas em Mato Grosso do Sul. Após Paranhos, a próxima etapa está acontecendo na aldeia Marangatu, em Antônio João. Em seguida, o curso será oferecido em:

  • Dourados – Aldeia Jaguapiru, de 10 a 15 de novembro

  • Nioaque – De 17 a 22 de novembro

  • Miranda – De 1º a 6 de dezembro

A primeira edição do Empretec Quilombola será realizada no Centro Comunitário da Comunidade Quilombola Araújo e Ribeiro, em Nioaque, de 24 a 29 de novembro.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas