bonito
EXPORTAÇÕES

Exportação de carne para EUA suspensa, e Famasul prevê impactos para produtores de MS

Famasul alerta para prejuízos com parada da venda de carne para os EUA e destaca impacto para produtores

16 julho 2025 - 14h10Redação
Marcelo Bertoni, presidente da Famasul, alerta para prejuízos imediatos na pecuária de MS com parada das exportações para os EUA
Marcelo Bertoni, presidente da Famasul, alerta para prejuízos imediatos na pecuária de MS com parada das exportações para os EUA - (Foto: A Crítica)

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, alerta que a decisão dos frigoríficos de Mato Grosso do Sul de suspender a exportação de carne para os Estados Unidos por causa da nova taxa de 50% imposta pelo governo americano pode trazer prejuízos imediatos para o setor produtivo do estado.

Canal WhatsApp

Em 2024, os Estados Unidos foram o segundo maior comprador da carne produzida em Mato Grosso do Sul, adquirindo quase 50 mil toneladas, que renderam mais de US$ 235 milhões para o estado. No primeiro semestre de 2025, o volume já alcançou 31 mil toneladas, o que corresponde a cerca de 19% do total das exportações sul-mato-grossenses.

Marcelo Bertoni destaca que a suspensão das exportações pode comprometer a estabilidade econômica da pecuária local e causar impactos nos preços pagos aos produtores, além de gerar dificuldades para escoar a produção em outros mercados.

Além da carne, a Famasul também alerta que outros setores importantes, como o de celulose, podem ser afetados pela taxação americana, já que em 2024 Mato Grosso do Sul exportou 341 mil toneladas desse produto, gerando cerca de US$ 213 milhões.

Apesar da suspensão da venda para os EUA, os frigoríficos continuam com os abates normalmente, mas a produção destinada ao mercado americano deve ser reduzida. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sincadems), Alberto Sérgio Capucci, explica que as empresas irão buscar novos destinos para essa carne, como Chile, China, Egito, e também o mercado interno brasileiro. Enquanto o redirecionamento não ocorre, o preço da carne pode sofrer uma queda temporária.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop