segov dengue
EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO

Prêmio IEL de Talentos destaca estagiários e projetos inovadores de Mato Grosso do Sul

Cerimônia reconheceu iniciativas de destaque em estágio e pesquisa; vencedores representarão o estado na etapa nacional, em dezembro

20 agosto 2025 - 08h10Iury de Oliveira
Vencedores da etapa regional do Prêmio IEL de Talentos são homenageados em cerimônia realizada na Escola Senai da Construção, em Campo Grande
Vencedores da etapa regional do Prêmio IEL de Talentos são homenageados em cerimônia realizada na Escola Senai da Construção, em Campo Grande - (Foto: Divulgação)

O Prêmio IEL de Talentos reconheceu, nesta segunda-feira (19), os melhores estagiários e projetos desenvolvidos por estudantes e instituições de Mato Grosso do Sul. A cerimônia foi realizada na Escola Senai da Construção, em Campo Grande, e celebrou iniciativas de destaque na formação profissional e na inovação aplicada no ambiente corporativo.

Canal WhatsApp

Com um total de 675 projetos inscritos em todo o país, número que mais que dobrou em relação ao ano anterior, a etapa regional premiou os vencedores de seis categorias, com direito a troféu, certificados e outros prêmios, como tablets. Os primeiros colocados garantiram vaga na etapa nacional do prêmio, marcada para 3 de dezembro, em Recife (PE).

De acordo com o superintendente do IEL em Mato Grosso do Sul, José Fernando do Amaral, o aumento expressivo nas inscrições reforça a importância do reconhecimento. “Foram seis projetos classificados que passaram por um crivo rigoroso. Isso valoriza o estado, valoriza a inovação, dá um sangue novo para o Sistema Indústria como um todo, para os estagiários e para as empresas que também são premiadas”, afirmou.

O prêmio é estruturado em duas grandes frentes: IEL Estágio e Inova Talentos, que se subdividem nas modalidades Educação Inovadora, Estágio Inovador, Estagiário Inovador, Artigo Inovador e Projeto Inovador. A intenção é destacar o impacto positivo do estágio, da pesquisa aplicada e do investimento das instituições de ensino e empresas no desenvolvimento de talentos.

O superintendente do IEL em Mato Grosso do Sul, José Fernando do AmaralO superintendente do IEL em Mato Grosso do Sul, José Fernando do Amaral

Projeto com animais silvestres leva duas premiações - Um dos destaques desta edição foi o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), que conquistou o primeiro lugar na modalidade Estágio Inovador e teve ainda o estudante Matheus Sthanley Ferreira Firme reconhecido como o Estagiário Inovador. O projeto apresentado por Matheus, intitulado “Do Campo à Ciência: estágio em conservação aplicada”, envolveu monitoramento de espécies como o tatu-canastra por meio de armadilhas fotográficas no Pantanal e Cerrado.

Agora formado em Ciências Biológicas pela UFMS, Matheus destacou a importância do projeto para sua carreira. “O ICAS investiu muito em mim. Vou continuar trabalhando lá e contribuindo para a conservação das espécies”, disse. O estágio também resultou na elaboração de um artigo científico, atualmente em fase final de escrita.

Artigo sobre irrigação no cultivo de eucalipto é premiado - Outra iniciativa premiada foi a da engenheira agrícola Izabelle de Paula Sousa, da empresa Suzano. Ela conquistou o primeiro lugar na modalidade Artigo Inovador, com o trabalho “Gestão da Irrigação na Fase Inicial do Plantio de Eucalipto - uma abordagem baseada no balanço hídrico”, resultado de dois anos de pesquisa.

A engenheira destacou a importância do reconhecimento. “É muito gratificante ver esse trabalho sendo valorizado. A empresa sempre incentivou a pesquisa e isso foi fundamental para o desenvolvimento do projeto”, afirmou.

Confira os vencedores da etapa regional do Prêmio IEL de Talentos

Educação Inovadora
1º lugar – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
2º lugar – Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
3º lugar – Novoeste Educacional

Estágio Inovador
1º lugar – Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS)

Estagiário Inovador
1º lugar – Matheus Sthanley Ferreira Firme (Do Campo à Ciência)
2º lugar – Marcia Aline Melo Costa Bartholomeu (Brincar Sem Limites)
3º lugar – Lua Aline da Silva Balieiro (Práticas Clínicas)

Projeto Inovador
1º lugar – SESI
2º lugar – Senai Empresa

Artigo Inovador
1º lugar – Izabelle de Paula Sousa (Gestão da Irrigação no Plantio de Eucalipto)

Próximo passo: Etapa nacional - Com os primeiros colocados definidos na fase regional, os representantes de Mato Grosso do Sul agora seguem para a disputa nacional. A expectativa, segundo o superintendente José Fernando do Amaral, é positiva. “Temos projetos com grande potencial de representarem bem o estado em Recife. Acreditamos muito no que está sendo desenvolvido aqui”, completou.

O Prêmio IEL de Talentos é uma das principais vitrines do país para o reconhecimento de iniciativas que aproximam estudantes, empresas e instituições de ensino, com foco na inovação e na transformação da realidade do mercado de trabalho.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas