Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
26 de novembro de 2025 - 14h26
aguas
INFRAESTRUTURA

Prefeitura retoma cascalhamento na Sitioca Campina Verde após chuvas

Bairro tem 10% das vias atendidas e previsão é concluir obra até o fim do ano

26 novembro 2025 - 14h00Redação
Serviços reiniciados passam a atender travessas de ruas na Campina Verde
Serviços reiniciados passam a atender travessas de ruas na Campina Verde - (Foto: A. Frota)
comper black

A Prefeitura de Dourados retomou, nesta quarta-feira (26), os trabalhos de cascalhamento na Sitioca Campina Verde. A obra havia sido interrompida devido ao excesso de chuvas nos últimos dias, mas já foi reiniciada com foco em recuperar ruas intransitáveis e garantir condições mínimas de tráfego para os moradores.

Canal WhatsApp

O prefeito Marçal Filho esteve no local acompanhando os trabalhos e determinou que a Secretaria Municipal de Obras Públicas acelere o ritmo da intervenção, diante da previsão de mais chuvas para a próxima semana.

A ação foi iniciada em 5 de novembro e representa a primeira cobertura total de cascalhamento desde a criação da sitioca, há quase 30 anos. A primeira via contemplada foi a Rua Nelson Vicente de Almeida, principal acesso do bairro à BR-463. Até agora, cerca de 10% das ruas do bairro já receberam a intervenção, que deverá ser concluída até o final de dezembro.

Para garantir a durabilidade da obra, a equipe técnica da Secretaria de Obras iniciou os serviços com levantamento topográfico da região. A medida visa melhorar o escoamento das águas pluviais e evitar novos pontos de erosão. Nas vias principais, está sendo aplicada fresa — material reciclado obtido de asfalto removido — enquanto nas demais ruas o serviço é feito com cascalho mineral.

O prefeito Marçal Filho esteve no local para acompanhar o reinício das atividadesO prefeito Marçal Filho esteve no local para acompanhar o reinício das atividades

Cada etapa inclui nivelamento, compactação e aplicação dos materiais, seguindo um cronograma que leva em conta as condições climáticas e as áreas mais críticas. A Sitioca Campina Verde possui cerca de 60 mil metros quadrados de ruas e travessas.

“Entramos para fazer o trabalho completo e só vamos sair quando todas as ruas estiverem finalizadas”, afirmou Marçal Filho. Segundo ele, parte da região será asfaltada futuramente, com recursos já garantidos. “Enquanto o asfalto não chega, estamos garantindo boas condições de circulação para a população”, completou.

Campina Verde é a terceira sitioca a receber intervenções estruturais sob a gestão de Marçal Filho. Antes dela, Campo Belo e Ouro Fino já haviam sido contempladas. A região apresenta desafios extras, especialmente pelas valetas profundas e trechos danificados pelas chuvas recentes.

A ação faz parte de um planejamento escalonado da administração municipal para levar melhorias às áreas periféricas e sitiocas, que historicamente carecem de infraestrutura adequada. Originalmente formadas por pequenas chácaras, essas comunidades têm se integrado ao perímetro urbano à medida que Dourados cresce.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop