SEBRAE
CASA NOVA

Prefeitura entrega as primeiras casas do loteamento José Teruel Filho para ex-moradores da antiga Cidade de Deus

As famílias são provenientes da ex-comunidade Cidade de Deus, ocupação emblemática, iniciada em meados dos anos 2000

2 abril 2022 - 13h00
Entrega das primeiras casas
Entrega das primeiras casas - (FOTO: Reprodução)
Terça da Carne

Saiba Mais

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf), realizou nessa sexta-feira (1º de abril) a entrega das primeiras casas do Residencial José Teruel Filho na comunidade. No total, 98 famílias do José Teruel serão beneficiadas com moradias novas e reformuladas pelo programa Credihabita, que opera com recursos próprios da Amhasf.

Canal WhatsApp

Em dezembro de 2021, o resultado do processo de licitação foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande (edição do dia 13/12/21): duas empresas do ramo da construção civil foram selecionadas para readequar 150 moradias, construídas de maneira precária em 2016, nos reassentamentos José Teruel e Jardim Canguru.

As famílias são provenientes da ex-comunidade Cidade de Deus, ocupação emblemática, iniciada em meados dos anos 2000 na região do Dom Antônio Barbosa, e que neste ano finalmente terá uma solução definitiva.

A atual gestão municipal já havia autorizado a contratação das empresas vencedoras do certame, a Campanha E Gomes Engenharia e Predial Construções (responsável pelas obras no José Teruel Filho), cumprindo o compromisso firmado junto às famílias de que até o final de dezembro do ano passado, as empresas estariam selecionadas e aptas para iniciar as obras.

Contemplação dos 4 reassentamentos

Segundo a diretora-presidente da Amhasf, Maria Helena Bughi, toda a comunidade será plenamente atendida, após anos de resistência e luta em busca da moradia digna. As obras no Bom Retiro (136 casas) foram concluídas no início do mês de agosto de 2021. Já as 42 famílias do Vespasiano Martins, loteamento condenado mediante laudo técnico expedido em 2018, foram realocadas para o novo Loteamento Parque dos Sabiás, entregue em julho do ano passado e agora o ciclo termina com a readequação das casas dos loteamentos José Teruel e Jardim Canguru.

“Nós acompanhamos a trajetória dessas famílias desde o início e podemos atestar que este é um momento de muita alegria para todos os envolvidos. Começamos os trabalhos com a comunidade em 2017. Implementamos, em seguida, o programa Ação Casa Pronta, premiado nacionalmente, com a finalidade de readequar as casas do Bom Retiro e também ensinar novas profissões no ramo da construção civil. Entregamos casas novinhas (Parque dos Sabiás) para os moradores do Vespasiano Martins e agora estamos caminhado para a finalização bem-sucedida das obras no José Teruel e Jardim Canguru”, afirmou Maria Helena Bughi.

Após a autorização legal para iniciar a readequação das 150 moradias que integram as duas comunidades restantes, a Amhasf cumpre o prometido de realizar a entrega das primeiras unidades ainda no primeiro trimestre de 2022. Conforme esclareceu o diretor de Atendimento, Administração e Finanças da Amhasf, Cláudio Marques Costa Júnior, a modalidade para a viabilização dos recursos será via Credihabita.

“Este programa, criado pela Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, chegou para revolucionar a habitação de interesse social em Campo Grande. Entendemos que o segmento contempla muito mais do que apenas entregar unidades habitacionais. As famílias criam laços comunitários (sociais, econômicos e culturais) que devem ser compreendidos e respeitados pelo Poder Público. Por isso, o Credihabita vai além, ao estimular o desenvolvimento de todas as localidades beneficiadas na Capital”, finalizou Cláudio Marques Costa Junior.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas