tjms
EDUCAÇÃO INFANTIL

Prefeitura de CG presta homenagem e EMEI passa a se chamar Professora Therezinha Mandetta Trad

A unidade tem 190 alunos matriculados do grupo 1 ao 3 e os atende de forma integral. Além do Bairro Aero Rancho, a escola atende ainda moradores dos bairros Guanandi e Tijuca

6 março 2024 - 18h15SECOM CG
Prefeitura de CG presta homenagem e EMEI passa a se chamar Professora Therezinha Mandetta Trad
Prefeitura de CG presta homenagem e EMEI passa a se chamar Professora Therezinha Mandetta Trad - (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (6), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Campo Grande rendeu homenagens à professora alfabetizadora Therezinha Mandetta Trad. A Escola de Educação Infantil (EMEI) Aero Rancho agora leva o nome dessa dedicada educadora, cuja trajetória deixou uma marca significativa no ensino da capital.

Canal WhatsApp

Para a mudança da nomenclatura, um projeto de lei foi sancionado pela prefeita Adriane Lopes em 10 de janeiro deste ano. A unidade tem 190 alunos matriculados do grupo 1 ao 3 e os atende de forma integral. Além do Bairro Aero Rancho, a escola atende ainda moradores dos bairros Guanandi e Tijuca.

EMEI possui 190 alunos matriculados ao todo EMEI possui 190 alunos matriculados ao todo - (Foto: Reprodução)

Com a presença de familiares da professora – que faleceu em 23 de fevereiro do ano passado, da prefeita, do secretário municipal de Educação Lucas Henrique Bitencourt, da comunidade escolar e pais dos alunos, houve uma cerimônia simbólica para a alteração no nome na unidade escolar.

Filha de Therezinha, Fátima Trad falou em nome da família. “Me sinto muito orgulhosa e acho que foi uma consagração para minha mãe, porque ela se dedicou a vida inteira à educação, alfabetização, que era o forte dela. E se dedicou passando otimismo, paciência, todas as qualidades possíveis que uma professora pode ter.”

Fátima Trad, filha de Therezinha TradFátima Trad, filha de Therezinha Trad - (Foto: Reprodução)

Segundo a prefeita, é necessário eternizar o nome de pessoas que contribuíram com a educação de Campo Grande. “A educação é a alma de uma sociedade e nós entendemos isso. Nós estamos passando e o futuro dessa cidade está nas mãos desses pequenos alunos que vão crescer. O nome dela vai ficar marcado, sim, na educação da Capital. E o poder público trabalha neste sentido, para contribuir para que isso seja uma constante na nossa cidade. Para que depois que nós passarmos, outros venham, ou outras, e deem continuidade nesse trabalho que está sendo feito.”

Prefeita Adriane LopesPrefeita Adriane Lopes - (Foto: Reprodução)

De acordo com o secretário Lucas Bittencourt, é necessário evidenciar que a educação é prioridade. “Educação é a base para qualquer sociedade, sem a qual, não podemos avançar. E quando falamos na professora Therezinha Mandetta Trad, é isso que ela fez, ela deixou um legado na educação do Mato Grosso do Sul. E nada mais justo do que condecorar esse momento tão especial.

Lucas Bittencourt, Secretário de EducaçãoLucas Bittencourt, Secretário de Educação - (Foto: Reprodução)

Conforme a diretora da unidade escolar, Elisangêla Melo, é gratificante ter um nome associado à instituição, que acolhe crianças com um trabalho de qualidade. “Nós temos compromisso com a infância e qualidade na educação, e ter um nome de uma professora, uma mulher com legado, com uma história forte de tradição na cidade e também na educação é muito bom. Ela sempre esteve presente nos momentos da EMEI”.

Elisangêla Melo, diretora da EMEI Profª Therezinha Mandetta TradElisangêla Melo, diretora da EMEI Profª Therezinha Mandetta Trad - (Foto: Reprodução)

Auxiliar de serviços gerais, Flávia Alves tem três netos matriculados na EMEI. Ela acompanhou o evento e considerou uma boa homenagem. “A mudança é bem válida, merecida, gostei dessa alteração”.

A auxiliar administrativa Viviane Martins tem um filho de dois anos que estuda na EMEI desde o berçário. “Acho que a mudança do nome torna uma referência melhor. Porque antes a EMEI levava só o nome do bairro e agora é o nome de uma personalidade que marcou o ensino na cidade, uma mulher como nós, forte, de história. Então eu acho bem bacana. Acho que dá uma referência mais forte”.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop