Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
06 de novembro de 2025 - 15h02
MARACAju iptu
EFICIÊNCIA

Prefeitura reorganiza expediente para garantir economia e manter serviços até 2026

Medida da gestão Adriane Lopes reduz jornada em repartições e espaços culturais, mas mantém atendimento à população

6 novembro 2025 - 10h19Ricardo Eugenio
A Prefeitura de Campo Grande reorganizou os horários de atendimento em repartições públicas e espaços culturais  como a Praça Ary Coelho  para garantir economia e manter a qualidade dos serviços até fevereiro de 2026.
A Prefeitura de Campo Grande reorganizou os horários de atendimento em repartições públicas e espaços culturais como a Praça Ary Coelho para garantir economia e manter a qualidade dos serviços até fevereiro de 2026. - (Foto: Divulgação)

Na tarde da última terça-feira (05 de novembro), a Prefeitura de Campo Grande anunciou oficialmente uma reorganização no funcionamento de repartições públicas e espaços culturais da cidade. A mudança, válida até 28 de fevereiro de 2026, tem como objetivo equilibrar as contas públicas e manter os serviços funcionando com qualidade e eficiência.

Canal WhatsApp

A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da Capital e detalha os novos horários adotados para órgãos municipais e centros de cultura. A medida, que segue o decreto assinado pela prefeita Adriane Lopes (PP) em 31 de outubro, é uma resposta à necessidade de otimizar recursos públicos, sem interromper o atendimento aos cidadãos.

Entre os principais pontos, está a adequação no expediente da tradicional Praça Ary Coelho, no centro da cidade, que agora funcionará das 7h às 19h nos dias úteis e das 7h às 18h aos sábados. A gestão informou que os servidores e os trabalhadores do PRIMT (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho) atuarão em esquema de revezamento para garantir a cobertura dos horários.

Ajuste com responsabilidade - Com o novo decreto, a Prefeitura optou por ajustes pontuais e planejados, priorizando setores essenciais e assegurando o acesso da população aos serviços públicos. A intenção é clara: reduzir despesas sem comprometer o funcionamento das estruturas municipais.

Espaços culturais, como a Casa de Cultura, o Memorial da Cultura Indígena e a Morada dos Baís, também passarão a operar com horários mais concentrados. A Casa, por exemplo, abrirá das 9h às 18h nos dias úteis e até o meio-dia aos sábados.

Já o Memorial, símbolo da valorização da cultura indígena, terá atendimento em dois formatos: horário integral às terças e quintas, e expediente matutino nos demais dias. Os demais equipamentos culturais também seguem a mesma lógica: manter abertos, mas com horários ajustados para garantir a sustentabilidade da operação.

Serviços mantidos com planejamento - A Fundação Social do Trabalho (Funsat), que realiza atendimento à população em busca de emprego, manterá expediente de segunda a sexta, das 7h às 16h. A Central 156, canal de atendimento da prefeitura, continuará funcionando normalmente, com atendimento 24 horas durante a semana e até 18h aos sábados.

Os setores administrativos da Secretaria Municipal de Fazenda passam a funcionar das 7h30 às 13h30, com exceção do atendimento ao Refis, que vai até às 16h. Já a Central da Semed (Secretaria Municipal de Educação) atenderá das 8h às 11h e das 13h às 16h — as escolas seguem com funcionamento regular.

A Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) também terá ajustes. Setores gerais vão operar em turno único, enquanto diretorias mais estratégicas manterão os dois turnos.

Segurança segue normal - Na área da segurança pública, nada muda. A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social mantém os horários normais e garante a continuidade dos serviços ininterruptos por meio de escalas.

A prefeitura destaca que todas as mudanças foram pensadas com equilíbrio, para garantir o bom uso dos recursos públicos e manter a qualidade no atendimento. A expectativa é que a medida proporcione ganhos na gestão, sem prejuízo à população.

Confira os novos horários em Campo Grande

Praça Ary Coelho
Segunda a sexta: 7h às 19h
Sábado: 7h às 18h

Casa de Cultura
Segunda a sexta: 9h às 18h
Sábado: 9h às 12h

Memorial da Cultura Indígena
Segunda, quarta e sexta: 7h30 às 13h30
Terça e quinta: 7h30 às 17h30
Sábado: 8h às 12h

Morada dos Baís
Terça a sexta: 10h às 17h
Sábado: 8h às 12h

Museu José Antônio Pereira
Terça a sexta: 9h às 17h
Sábado e domingo: 13h às 17h

Plataforma Cultural
Segunda a sexta: 6h às 18h
Sábado: 14h às 18h

Funsat (emprego)
Segunda a sexta: 7h às 16h

Central 156
Segunda a sexta: atendimento 24h
Sábado: até 18h
Domingo: fechado

Sedes (Segurança Pública)
Expediente normal: 7h30 às 11h e 13h às 17h
Atividades ininterruptas seguem em escala

Secretaria Municipal de Fazenda
Setor do Refis: 8h às 16h
Demais setores: 7h30 às 13h30

Semed (Educação)
Central da Semed: 8h às 11h e 13h às 16h
Escolas: sem alteração

Agetec (Tecnologia da Informação)
Setores gerais: 7h30 às 13h30
Diretorias específicas: 7h30 às 11h e 13h às 17h30

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas