
Nesta sexta-feira (24), às 14h, no auditório da Famasul, a Prefeitura de Campo Grande lança o AgroIntegra CG – Conectando o Campo à Alimentação Escolar, iniciativa que organiza e fortalece a agricultura familiar, aproximando produtores, central de abastecimento e escolas municipais.

O projeto é realizado pela Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável) e marca uma etapa histórica ao estruturar a cadeia produtiva, garantindo alimentos de qualidade nas escolas e renda para os produtores.
No evento, será assinado o termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o SENAR, que prevê assistência técnica, qualificação profissional, inovação e sustentabilidade para 240 participantes, incluindo 170 produtores rurais e 70 hortas urbanas.
O AgroIntegra CG conta com o apoio de FAMASUL, SENAR, Sindicato Rural, AGRAER, Banco do Brasil, SELC, SEMED e SUALE, que atuam juntos na organização da produção, capacitação e suporte técnico aos agricultores.
Como funciona o AgroIntegra
Equipes da Semades visitaram produtores nas comunidades, identificando desafios como documentação incompleta, falta de assistência técnica, dificuldade de crédito, desorganização das associações e problemas logísticos.
A partir desse mapeamento, foram criados núcleos de produção com grupos de 10 a 30 produtores, estruturando documentação e capacitando os participantes em gestão, associativismo, operação de máquinas, manutenção preventiva e boas práticas de produção. Com o apoio do SENAR e da FAMASUL, foi implantada assistência técnica continuada para fortalecer a agricultura familiar local.
