
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, realizou importantes audiências nesta terça-feira (21), em Brasília, com o objetivo de acelerar a reativação do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. Acompanhado pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB), o prefeito se reuniu com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, e a diretora de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Luíza de Amorim.

Durante os encontros, duas pautas principais foram discutidas: a devolução da outorga do Aeroporto Regional para o governo federal e a construção de um novo terminal de embarque e desembarque. Na reunião com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Rogério Barzellay, foi iniciado o processo para que a estatal assuma integralmente a gestão do aeroporto.
Marçal Filho e o deputado Beto Pereira com Rogério Amado Barzellay, presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - (Foto: Divulgação)
Devolução da outorga
Marçal Filho destacou que, atualmente, a Prefeitura de Dourados arca com todas as despesas do aeroporto, que está fechado há quase quatro anos, devido ao contrato firmado pela gestão anterior no valor de quase R$ 10 milhões. "Com a outorga retornando à União, essas obrigações passarão a ser do governo federal, aliviando os cofres municipais. O recurso hoje gasto na manutenção do aeroporto poderia ser destinado à construção de creches e escolas para atender a população", afirmou o prefeito.
O presidente da Infraero demonstrou apoio à proposta e ressaltou a importância de redirecionar os investimentos públicos para áreas prioritárias, como educação.
Construção do novo terminal
Outra boa notícia veio do Ministério de Portos e Aeroportos, que anunciou a aprovação da licitação para a construção de um novo terminal de embarque e desembarque no Aeroporto Regional. O projeto prevê um investimento inicial de R$ 39 milhões, e as obras devem começar nos próximos meses. O atual terminal será utilizado temporariamente até que o novo esteja concluído.
Homologação da pista e retomada de voos
O prefeito também apresentou medidas adotadas para a homologação da cabeceira 24 da pista de pouso, que está em fase de análise pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com a homologação, as companhias aéreas poderão retomar as operações em Dourados.
Marçal Filho revelou que já iniciou conversas com empresas do setor. No último dia 14, ele esteve em São Paulo com o deputado Beto Pereira para dialogar com a Azul Linhas Aéreas. O diretor de Relações Institucionais da empresa, Cesar Grandolfo, garantiu que, assim que a pista for homologada, a Azul voltará a operar na cidade. O prefeito também planeja reuniões com outras companhias, incluindo a Gol.
Impacto regional
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira é considerado estratégico para Dourados e toda a região sul de Mato Grosso do Sul, e sua reativação é vista como essencial para fomentar o desenvolvimento econômico e a mobilidade. "Estamos trabalhando para que Dourados volte a ter operações comerciais no aeroporto, contribuindo para o crescimento da cidade e oferecendo mais qualidade de vida à população", concluiu Marçal Filho.
