senai
EDUCAÇÃO

Prazo para complementação da inscrição no Fies 2025/2 termina nesta sexta-feira

Pré-selecionados têm até as 23h59 para confirmar dados no Portal Único do MEC; lista de espera será ativada a partir de 5 de agosto

1 agosto 2025 - 04h15
Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025
Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025 - (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Canal WhatsApp

Os candidatos pré-selecionados na chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até esta sexta-feira, 1º de agosto, às 23h59 (horário de Brasília), para complementar as informações de sua inscrição. O procedimento deve ser feito diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, mediante login com conta no Gov.br.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento das mensalidades para estudantes de graduação em instituições de ensino superior privadas que participam do programa e são bem avaliadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para que o financiamento seja efetivado, o candidato precisa seguir uma série de etapas. A complementação da inscrição é a primeira delas, sendo obrigatória para que o processo continue. Quem perder o prazo estará automaticamente fora desta edição do programa.

Após essa etapa, o estudante terá até cinco dias úteis para apresentar os documentos que comprovem as informações fornecidas no ato da inscrição. A entrega deve ser feita à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino onde o candidato foi pré-selecionado. Essa entrega pode ser feita de forma física ou digital, conforme orientação da faculdade.

Caso tudo esteja em conformidade, o próximo passo será a validação da documentação por parte de um agente financeiro. Isso deverá ocorrer em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pela comissão da faculdade. Apenas após essa etapa, o financiamento poderá ser oficialmente contratado.

Os candidatos que concorrem a vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD) devem apresentar um laudo médico que comprove a condição. Esse documento precisa especificar a espécie e o grau da deficiência, com indicação expressa do código da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Caso a comissão da instituição identifique inconsistências nas informações fornecidas pelo candidato, a faculdade poderá exigir a apresentação de documentos adicionais para validação.

Das vagas ofertadas nesta edição, metade está destinada ao Fies Social, voltado para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025). Para essa categoria, o candidato precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Os candidatos do Fies Social estão dispensados da apresentação de comprovante de renda. No entanto, devem comparecer à comissão da faculdade para validar as demais informações. Eles também poderão solicitar, durante o período de complementação da inscrição, financiamento de até 100% dos encargos educacionais da instituição privada.

Para o segundo semestre de 2025, o Fies recebeu 276.140 inscrições, realizadas por 111.402 candidatos – cada um podendo optar por até três cursos diferentes. Ao longo do ano, o MEC disponibilizou mais de 112 mil vagas, considerando os dois semestres. Destas, 74,5 mil são referentes à edição atual.

O Fies possui chamada única, mas mantém uma lista de espera para os candidatos que não foram selecionados inicialmente. Esses participantes são automaticamente inseridos na fila, sem necessidade de nova inscrição.

As convocações da lista de espera começam no dia 5 de agosto e vão até 19 de setembro. Durante esse período, o MEC poderá chamar novos candidatos para preencher as vagas que não forem ocupadas pelos pré-selecionados da chamada regular.

Os candidatos que estiverem na lista de espera devem acompanhar com atenção as comunicações no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, pois a convocação será feita exclusivamente por esse meio.

O MEC reforça que o cronograma deve ser seguido rigorosamente, sob risco de perda da vaga. Atrasos ou falta de documentos podem inviabilizar a contratação do financiamento. A recomendação é que os estudantes consultem regularmente o portal do Fies e mantenham atualizadas suas informações de contato.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas