Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
18 de dezembro de 2025 - 16h16
maracaju
EDUCAÇÃO

Prova Nacional Docente abre prazo para adesão de redes estaduais e municipais até domingo

Avaliação servirá como etapa de concursos locais e integra programa federal que busca ampliar número de professores qualificados no país

9 junho 2025 - 15h55
Processo de adesão é voluntário e deve ser feito online pelas secretarias de educação; estados e municípios têm até 15 de junho para participar
Processo de adesão é voluntário e deve ser feito online pelas secretarias de educação; estados e municípios têm até 15 de junho para participar - (Foto: ABrasil)

Prazo para adesão à Prova Nacional Docente (PND) termina neste domingo (15). Redes estaduais e municipais de ensino interessadas em participar da iniciativa do Ministério da Educação (MEC) devem registrar a opção diretamente no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

Canal WhatsApp

A avaliação integra o programa Mais Professores para o Brasil, criado para incentivar concursos públicos e ampliar a contratação de docentes qualificados para a educação básica. A participação na PND é voluntária, mas permite que secretarias de educação utilizem os resultados do exame como etapa única ou complementar em seus processos seletivos.

Como funciona a adesão - O procedimento deve ser realizado pelas secretarias de educação estaduais, municipais ou do Distrito Federal, com login no portal Gov.br. No Simec, basta acessar o módulo da Prova Nacional Docente, selecionar a aba “Adesão” e preencher o questionário, informando, inclusive, a previsão de abertura de concursos para professores. O processo só é finalizado com a assinatura digital do termo de adesão.

Depois da confirmação, cada rede pública participante terá até o dia 25 de junho para cadastrar no sistema seu edital específico de seleção para o ano de 2026, indicando de que forma utilizará a nota da PND no processo seletivo — como fase única ou parte da avaliação.

A estrutura da Prova Nacional Docente tem como base o Enade das Licenciaturas, já aplicado pelo Inep. A edição teórica do Enade 2025 está prevista para 26 de outubro, com aplicação em todo o país. O cronograma da etapa prática será divulgado em breve.

A prova será obrigatória para estudantes concluintes de cursos de licenciatura, que são voltados à formação de professores. A avaliação é composta por duas partes: teórica, com questões de competências e habilidades gerais, e prática, com base nos estágios supervisionados.

Para a primeira edição, o MEC estabeleceu 17 áreas do conhecimento a serem avaliadas:

Artes visuais

Ciências biológicas

Ciências sociais

Computação

Educação física

Filosofia

Física

Geografia

História

Letras (português, inglês, espanhol e combinações)

Matemática

Música

Pedagogia

Química

Adesão é opcional, uso dos resultados também - Mesmo com a adesão à PND, as redes de ensino não são obrigadas a utilizar os resultados do exame em todos os seus processos seletivos. A decisão fica a critério de cada secretaria.

Para orientar os gestores, o MEC elaborou um guia prático com instruções sobre como incluir o exame nos editais locais. Em julho, após o fim da fase de adesão, o Inep divulgará a lista de redes com processos seletivos abertos e iniciará as inscrições para os participantes da PND.

Além da Prova Nacional Docente, o programa Mais Professores para o Brasil prevê outras ações para valorização da carreira docente, como:

Pé-de-Meia Licenciaturas

Bolsa Mais Professores

Portal de Formação

Parcerias com bancos públicos e ministérios

Segundo o governo federal, a expectativa é alcançar 2,3 milhões de professores em todo o país com as iniciativas do programa.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop