
Os participantes da Prova Nacional Docente (PND) que não foram isentos ou tiveram o pedido de isenção reprovado têm até esta quarta-feira (6) para pagar a taxa de inscrição de R$ 85. O novo prazo foi informado na última sexta-feira (1º) e foi estendido para facilitar o pagamento da guia de recolhimento.

A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) foi gerada no momento da inscrição, mas os candidatos que precisarem acessar novamente a GRU podem fazer isso pelo Portal do Participante, acessando com o login do Gov.br. O pagamento da taxa pode ser realizado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou diretamente pelos aplicativos de bancos.
A PND oferece uma oportunidade padronizada para ingresso na carreira docente, com foco na avaliação das competências dos professores. A prova tem como objetivo ajudar na seleção de profissionais qualificados para as redes de ensino estaduais e municipais. Para as redes de ensino, a prova representa uma forma mais econômica e eficiente de contratar profissionais de qualidade.
Datas
A PND será realizada no dia 26 de outubro, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação, que será baseada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, envolverá 17 áreas de conhecimento, entre elas: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática, Pedagogia, e Química.
A prova será composta por questões de múltipla escolha e questões discursivas, divididas entre a formação geral e a formação específica de cada área de conhecimento.
Sobre a PND
A Prova Nacional Docente (PND) foi criada em 2025 com o objetivo de melhorar a qualidade da formação dos professores e incentivar concursos públicos e processos seletivos nas redes de ensino estadual, municipal e no Distrito Federal. A prova não é um concurso público e nem uma seleção unificada, mas é uma ferramenta importante para a contratação de profissionais qualificados no magistério público.
A partir de 2026, os gestores das redes de ensino poderão usar a nota da PND como parte dos concursos públicos ou seleções simplificadas para contratação de professores na educação básica, embora a adesão a essa prática não seja obrigatória.
A PND faz parte do programa "Mais Professores para o Brasil", lançado em 2024, com o intuito de fortalecer a formação docente e atrair mais profissionais para o ensino público. A iniciativa visa atender até 2,3 milhões de docentes em todo o país, melhorando a qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da educação.
