Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
23 de outubro de 2025 - 15h22
TJMS
LANÇAMENTO

Livro discute como garantir a continuidade das famílias no campo com planejamento sucessório

Livro de Líbera Copetti de Moura Truzzi analisa como as peculiaridades do agronegócio exigem soluções jurídicas personalizadas para garantir a continuidade dos negócios rurais familiares

23 outubro 2025 - 10h25Iury de Oliveira
A autora, advogada e professora Líbera Copetti de Moura Truzz
A autora, advogada e professora Líbera Copetti de Moura Truzz - (Foto: Divulgação)

O agronegócio brasileiro representa quase um quarto do PIB nacional e mais da metade das exportações do país. Mas, além dos números, carrega um traço marcante: é uma atividade majoritariamente familiar. Mais de 80% dos estabelecimentos rurais pertencem a famílias e são por elas administrados. Diante desse cenário, o tema da sucessão familiar no campo ganha relevância não só jurídica, mas também econômica e cultural.

Canal WhatsApp

É justamente sobre esse ponto que se debruça o livro 'Planejamento sucessório no agronegócio — Impactos e particularidades', da advogada e professora Líbera Copetti de Moura Truzzi. A obra será lançada no dia 19 de novembro, quarta-feira, das 18h às 21h, na Residenza, em Campo Grande (MS).

Com base em sua dissertação de mestrado defendida na PUC-SP, a autora oferece uma análise aprofundada do tema sob uma ótica multidisciplinar. “Esse livro é fruto da minha dissertação de mestrado e aborda o planejamento sucessório sob a perspectiva do agronegócio e suas particularidades, especialmente o elemento familiar da atividade rural”, afirma.

Nova obra mostra que a sucessão no agronegócio exige soluções jurídicas sob medidaNova obra mostra que a sucessão no agronegócio exige soluções jurídicas sob medida

A publicação é prefaciada por Rolf Madaleno, uma das maiores autoridades do direito de família no Brasil, e apresentada por Francisco Cahali, também referência na área. Para Madaleno, trata-se de uma obra fundamental. “A agropecuária é de grande importância para a economia brasileira, inclusive diante do seu potencial de exportação, uma vez que o Brasil é havido como o celeiro alimentar do mundo e não pode claudicar por sua importância, quando se trata de suceder na administração de fazendas ou empresas ligadas ao agronegócio”, escreve.

Segundo ele, a autora trata com "maestria e destreza" os meandros do planejamento sucessório no agronegócio. O livro percorre desde o conceito de agronegócio e seu perfil familiar até os impactos diretos que a morte pode provocar na estrutura e continuidade desses empreendimentos.

A complexidade do tema exige soluções sob medida, aponta Líbera Truzzi. “Cada família, cada propriedade e cada realidade demandam instrumentos jurídicos alinhados às suas características e propósitos únicos”, explica. A autora destaca que fórmulas genéricas têm pouca efetividade nesse cenário, especialmente por conta das peculiaridades jurídicas, imobiliárias, ambientais e contratuais envolvidas no setor rural.

O livro é indicado a advogados, administradores, produtores rurais e estudiosos do direito das sucessões, oferecendo uma abordagem completa sobre as estratégias necessárias para garantir não só a manutenção do patrimônio, mas também do legado e da identidade familiar no campo.

A trajetória acadêmica e profissional de Líbera Truzzi reforça a credibilidade da obra. Mestre em Direito pela PUC-SP e pela Universidade de Girona (Espanha), é especialista em Direito das Famílias, Sucessões, Direito Agrário e Agronegócio. Atualmente, preside a Comissão Nacional do Agronegócio do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e a Comissão de Sucessões da OAB-MS. Também já presidiu o IBDFAM-MS.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop