
O visitante conhecerá parte do trabalho do artista com 24 telas em acrílico que mostram a criatividade e talento de Jorapimo, considerado pelos críticos como um autêntico pioneiro da arte no Estado.

José Ramão Pinto de Moraes, ou simplesmente Jorapimo, sempre priorizou, em sua arte, temas relacionados à preservação da natureza. Artista plástico, desenhista e escultor, nasceu na cidade de Corumbá em 1937, começando a pintar aos 14 anos.
É considerado um dos mais expressivos artistas plásticos do Pantanal sul-mato-grossense, com sua pintura impressionista, de colorido vibrante, com golpes de espátula.
Em sua longa trajetória dedicada à pintura, o artista Jorapimo sempre esteve fiel aos princípios que orientam sua arte como, a preservação da natureza e da memória sul-mato-grossense.
Retratando o simples e o cotidiano
Jorapimo, em suas obras, preencheu seus quadros da luminosidade do rio Paraguai, rodeado pela arquitetura do Casario do Porto. Em seus trabalhos estão retratadas as margens do rio, a beleza da flora e as lavadeiras de longos pescoços que remetem a telas de Modigliani. Suas obras revelam ainda a solidão de um barqueiro perdido no horizonte infinito de um rio, uma forma de mostrar o cotidiano de um pescador.
