Elizabeth Puccinelli, Celina Jallad e Wilson Martins
A Deputada tomou posse na última terça-feira, em solenidade que contou com a presença do governador André Puccinelli, prefeito Nelsinho Trad, seu pai, o ex-governador Wilson Martins, dentre outras autoridades.

A posse da deputada Celina Jallad como conselheira do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, em solenidade realizada na última terça-feira (30), no auditório da entidade, foi histórica, uma vez que nunca uma mulher havia ocupado o cargo. A solenidade foi liderada pelo presidente do TCE-MS, Conselheiro Antônio de Souza.
Celina foi conduzida à sua cadeira pelo conselheiro José Anselmo dos Santos, sendo aclamada por unanimidade. Em seu discurso, Celina falou da importância da ação fiscalizadora do órgão. “Vou contribuir para que esse egrégio Tribunal, em conjunto com a Assembleia Legislativa, buscando sempre o diálogo”, disse a nova conselheira.
Em seu discurso, o presidente do TCE-MS, Conselheiro Cícero de Souza, disse que a posse de Celina Jallad é uma vitória das mulheres de Mato Grosso do Sul. “Hoje são mais de 200 conselheiros em todo o Brasil, sendo apenas 23 mulheres. Além disso, destacamos o papel de Celina em todos esses de vida pública, em que Celina se destacou”, disse o presidente do TCE-MS.
Celina Martins Jallad é campograndense, professora e empresária, filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e Nelly Martins. De 1983 a 1986 foi diretora executiva do PRONAV, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, gestão Wilson Barbosa Martins; de 1987 a 1989 foi secretária de Estado de Ação Comunitária, nomeada pelo governador Marcelo Miranda; de 1990 a 1993 exerceu o cargo de secretária Municipal do Bem-Estar-Social, na gestão Juvêncio César da Fonseca; de 1994 a 1997 foi a primeira mulher a presidir o Diretório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB.
De 1995 a 1998 exerceu pela primeira vez o mandato de deputada estadual, eleita com 20.551 votos, sendo a única mulher entre os 24 deputados. Em 1995 também foi a primeira mulher a presidir uma Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembléia Legislativa MS; em 1996 criou a Fundação da Mulher Sul-mato-grossense; em 1997 foi eleita vice-presidente da Assembléia Legislativa MS, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo na história do Parlamento do Mato Grosso do Sul. Ainda em 1998, ocupou o cargo de vice-presidente do Diretório Estadual do PMDB, prorrogado até 2001.
Em 1999 foi reeleita deputada estadual, com 23.605 votos, com mandato até 2002. Em 2001 foi eleita líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa, e ainda em 2001, através da Resolução 001/2001, fundou o Fórum Permanente da Mulher de MS, e foi nomeada presidente da Comissão Provisória do PMDB-MULHER de MS.
Novamente reeleita em 2003 a deputada Celina obteve 15.212 votos, com mandato até 2006. Em 2003 ocupou o cargo de 3ª vice-presidente da mesa diretora; tomou posse como presidente do PMDB-MULHER Estadual; passou a fazer parte do Conselho Fiscal da UNALE – União Nacional dos Legislativos; e participou da criação do “Comitê Suprapartidário de Mulheres”, assumindo a presidência em 2005.
Já em 2006, foi eleita 3ª vice-presidente da UNALE e 1ª suplente de deputada estadual, com 19.794 votos. Em 2007, tomou posse como suplente e permaneceu na Casa para seu quarto mandato parlamentar. Ainda em 2007, foi indicada como tesoureira da Executiva Estadual do PMDB; foi indicada como 1ª representante do Estado de Mato Grosso do Sul na UNALE; e ocupou o cargo de vice-presidente do PMDB-MULHER Nacional.
De 2009 a 2010 passou a ocupar a vaga efetiva de deputada em função da eleição do ex-deputado Ari Artuzi para Prefeitura de Dourados/MS, e agora, com aprovação de seu nome por unanimidade na Assembléia Legislativa vai ocupar a vaga de conselheira do TCE/MS, mediante a aposentadoria voluntária do conselheiro Osmar Ferreira Dutra, ocorrida no último dia 17 de Novembro.
