Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
27 de novembro de 2025 - 17h01
sesi
BIÊNIO 2026-2027

Procuradora-geral de MS assume vice-presidência de entidade nacional da advocacia pública

Ana Carolina Ali Garcia foi eleita para integrar diretoria do Conpeg, que articula Procuradorias dos Estados

27 novembro 2025 - 16h10Da Redação
Procuradorageral de MS assume vicepresidência do Conpeg e reforça articulação da advocacia pública
Procuradorageral de MS assume vicepresidência do Conpeg e reforça articulação da advocacia pública - (Foto: Divulgação/PGE-MS)

Em reunião do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg) realizada nesta quinta-feira (27), a procuradora-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia, foi eleita primeira vice-presidente para o biênio 2026–2027. A decisão marca a confiança dos pares na administração sulmatogrossense e pode fortalecer a presença da PGE/MS nas discussões nacionais da advocacia pública.

Canal WhatsApp

A nova diretoria do Conpeg será liderada pela procuradorageral da Bahia, Bárbara Camardelli Loi, enquanto a vicepresidência será completada por Inês Maria Coimbra, de São Paulo. Outros nomes na diretoria executiva incluem procuradoresgerais de diferentes estados nas funções de secretáriogeral, tesoureiro e Conselho Fiscal.

A nova diretoria do Conpeg será composta por Bárbara Camardelli Loi, procuradora-geral da Bahia, como presidente; Inês Maria Coimbra, de São Paulo, como segunda vice-presidente; Márcio Wanderley, do Distrito Federal, como secretário-geral; e Francisco de Assis da Silva Lopes, de Mato Grosso, como tesoureiro

Ana Ali destacou que assume a função com o compromisso de aprofundar a cooperação entre Procuradorias estaduais e garantir uma atuação técnica, moderna e alinhada às demandas federativas. Segundo ela, o objetivo é fortalecer a advocacia pública para que atue com eficiência diante dos desafios atuais do país.

“Recebo essa missão com profundo senso de responsabilidade e a certeza de que o Conpeg seguirá avançando na defesa do interesse público. Seguiremos fortalecendo a cooperação entre as Procuradorias e consolidando uma atuação cada vez mais técnica, moderna e alinhada às demandas do país”, afirmou.

Nas gestões anteriores, o Conpeg promoveu debates sobre temas como judicialização da saúde (Tema 1234 do Supremo Tribunal Federal - STF), mediação em demarcação de terras e contribuiu tecnicamente à discussão da reforma tributária. A expectativa agora é que a nova gestão consolide essas pautas e amplie programas de cooperação, como o Procurando Saber, iniciativa de educação jurídica, em parceria com a PGE/MS e a Procuradoria de São Paulo.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas