tjms
VENEZUELA

Pesquisas de boca de urna ligadas à oposição indicam derrota de Maduro

Maduro enfrenta como principal adversário González Urrutia, que representa a popular líder da oposição María Corina Machado, impedida de concorrer devido a uma inabilitação política

28 julho 2024 - 20h00Luiz Raatz, Carolina Marins e Isabel Gomes
Quase 21 milhões de pessoas estão registradas para votar, entre uma população de 30 milhões, mas os analistas calculam que podem comparecer às urnas apenas 17 milhões que estão na Venezuela e não migraram
Quase 21 milhões de pessoas estão registradas para votar, entre uma população de 30 milhões, mas os analistas calculam que podem comparecer às urnas apenas 17 milhões que estão na Venezuela e não migraram - (Foto: Federico Parra/AFP)

Circula entre opositores e aliados de María Corina Machado e Edmundo González pesquisas de boca de urna que dão ao ex-diplomata 60% dos votos contra 30% de Maduro. A divulgação de pesquisas é proibida pela lei eleitoral venezuelana, mas, mais cedo, uma projeção do instituto Hinterlaces, ligado ao chavismo, dá a Maduro 55% dos votos.

Canal WhatsApp

Apuração

A apuração dos votos está prestes a iniciar. Como é habitual, o Centro Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela deverá emitir um primeiro boletim com resultados preliminares na noite deste domingo. Este primeiro anúncio poderá ocorrer a partir das 20h (21h, em Brasília).

Venezuelanos foram às urnas neste domingo (28), em uma eleição presidencial tensa e crucial, que irá determinar o rompimento ou a continuidade do chavismo, no poder há 25 anos.

O ditador Nicolás Maduro enfrenta como principal adversário Edmundo González Urrutia, que representa a popular líder da oposição María Corina Machado, impedida de concorrer devido a uma inabilitação política após vencer as primárias com mais de 90% dos no ano passado.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop