
Secretaria de Estado da Cidadania realiza no próximo sábado, 18 de outubro, mais uma edição do Perifeirarte, com uma programação voltada à formação gratuita de lideranças comunitárias, associações de bairro e clubes de mães. O encontro será realizado na UMAM (União Municipal das Associações de Moradores), em Campo Grande, a partir das 8h30, com entrada aberta ao público.

Idealizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, o Perifeirarte vem reunindo, desde 2023, representantes de entidades e movimentos sociais de diferentes regiões do Estado. O objetivo é discutir os desafios e avanços do terceiro setor, fortalecer o protagonismo das comunidades e estimular a organização e a atuação cidadã.
Nesta edição, o destaque será o Curso de Formação Continuada de Lideranças Comunitárias, que abordará temas essenciais sobre regularização de documentos das entidades, incluindo CNPJ, assinatura Gov.br, guia de viabilidade, certificado digital e registro em cartório. A proposta é ensinar, de forma prática e acessível, como manter a documentação em dia para que as organizações possam ampliar o acesso a convênios, emendas parlamentares e editais públicos.
As palestras serão conduzidas por Emerson Carvalho de Oliveira, contador da Irmãos Gestão Contábil, e Rodrigo Paulucci Santos, tabelião do Cartório Pantaneiro – 4º Tabelionato de Notas, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Campo Grande.
De acordo com o subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz da Silva, esta é a primeira edição do Perifeirarte realizada em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Articulação Regional (SEAR).
“É uma ação que já realizamos em diversas regiões do Estado e que agora chega à Capital, no formato do Perifeirarte. Esta edição será condensada em um único dia, com foco no que é essencial: apoiar as entidades comunitárias na regularização do CNPJ e demais documentos”, explica o subsecretário.
Ele destaca que estar com a documentação regularizada é fundamental para que as associações possam acessar recursos públicos e firmar parcerias.
“Uma entidade com CNPJ ativo pode celebrar convênios, receber emendas e participar de programas de fomento. Já aquelas que não estão regularizadas acabam limitadas, como uma pessoa sem CPF, impedidas de exercer plenamente suas atividades”, exemplifica Jairo.
Encerrando a programação, a partir das 12h, o evento promove o Perifeirarte Arena Comunitária, com apresentações culturais e feira de empreendedores locais. A proposta é valorizar a arte, o talento e a expressão das comunidades, incentivando o desenvolvimento econômico e social a partir da cultura e da economia criativa.
O Perifeirarte é uma realização da Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, Secretaria Municipal de Articulação Regional (SEAR), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Programação – 18 de outubro de 2025 (sábado)
Local: UMAM – Rua Irlanda, 336, Bairro Monte Castelo – Campo Grande
- 8h30 – Abertura
- 9h30 – Regularização do CNPJ, assinatura Gov.br, guia de viabilidade e certificado digital das entidades comunitáriasCom Emerson Carvalho de Oliveira, contador da Irmãos Gestão Contábil
- 10h30 – Regularização das associações, registro em cartório e princípio da continuidadeCom Rodrigo Paulucci Santos, tabelião do Cartório Pantaneiro – 4º Tabelionato de Notas, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Campo Grande
- 12h00 – Perifeirarte Arena Comunitária – apresentações culturais e feira de empreendedores locais
