
Exercício que alonga a coluna - Ricardo Albertoni
Postura corporal ao sentar no trabalho pode influenciar na aparição de problemas na coluna vertebral, pernas e também braços e mãos. Para quem trabalha muito tempo sentado, é necessário que sejam feitas algumas adaptações no mobiliário do escritório, mesa na altura certa, de acordo com a altura do cotovelo, altura certa para posição dos joelhos, e a coluna toracolombar estar bem apoiada no assento sem esquecer o apoio de braço, entrando na parte da ergonomia para poder melhorar a vida da pessoa no trabalho.
Fora os problemas causados na coluna vertebral, outros também existem, como os causados por repetição de exercícios, provocando tendinite, bursite e síndrome do túnel do carpo, que são lesões no membro superior. A maioria das reclamações são ombro e braço até a mão e coluna, explicou o fisioterapeuta, com formação em Pilates, Conrado Ribeiro.
O Pilates é um método criado por Joseph H. Pilates para conscientização corporal e teorias de controle motor. Uma técnica bastante utilizada para fazer a correção de problemas na coluna, pernas e braços. Utiliza-se de exercícios físicos que alongam e fortalecem a musculatura para ter um reequilíbrio das articulações, conseguindo tonificar o músculo que está flácido.
Ribeiro disse ao Diário Corumbaense que a técnica é uma atividade física que tem dado certo, e que boa parte da procura é para reabilitação. “Boa parte dos alunos vem por causa da reabilitação de coluna, joelho, de ombro, pois não tem impacto nas articulações e é muito indicado pelos médicos. Muitos dizem que é bom para coluna e outros, porém abrange o corpo por inteiro trabalhando com concentração, equilíbrio e respiração”, concluiu. Quem trabalha muito tempo sentado tende a exercer uma pressão maior nos discos, causando a lombalgia.
Deixe seu Comentário
Veja Também
Mais Lidas