
O papa Leão XIV solicitou que o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, continue no comando da Arquidiocese por mais dois anos, até que seja definido seu sucessor. O pedido foi feito durante audiência realizada nesta quinta-feira (7) no Vaticano.

Ao completar 75 anos, dom Orani apresentou sua renúncia, conforme estabelece o Código de Direito Canônico. O pontífice aceitou a renúncia, mas optou por manter o cardeal no cargo por mais algum tempo, em reconhecimento ao trabalho desempenhado.
“Continue conduzindo o povo de Deus com serenidade, generosidade e zelo pastoral”, pediu o papa, destacando gratidão pelos anos de serviço do arcebispo.
Dom Orani afirmou receber a decisão “com espírito de comunhão e renovado compromisso”, convidando o clero, religiosos e fiéis a unirem-se em oração e missão, especialmente no período em que a Arquidiocese celebra seu jubileu de 450 anos.

Natural de São José do Rio Pardo (SP), dom Orani foi nomeado arcebispo do Rio em 2009. Em fevereiro de 2014, foi elevado a cardeal pelo papa Francisco, em cerimônia realizada na Basílica de São Pedro.
