Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
02 de fevereiro de 2026 - 10h18
maracaju
IGREJA CATÓLICA

Papa cria nova diocese no Ceará e nomeia dom Luís Gonzaga Pepeu como bispo

Diocese de Baturité é a primeira criada no Estado desde 1971 e atenderá 14 municípios

2 fevereiro 2026 - 09h00José Maria Tomazela
Igreja Matriz Nossa Senhora da Palma foi escolhida como Catedral da nova diocese de Baturité, no Ceará.
Igreja Matriz Nossa Senhora da Palma foi escolhida como Catedral da nova diocese de Baturité, no Ceará. - (Foto: Vatican Media)

O primeiro dia de 2026 marcou um novo capítulo para a Igreja Católica no Brasil. O papa Leão XIV assinou, nesta quinta-feira (1º), o decreto que cria a diocese de Baturité, no Ceará, desmembrada da arquidiocese de Fortaleza. Para conduzir a nova estrutura eclesiástica, o pontífice nomeou o bispo franciscano capuchinho dom Luís Gonzaga Silva Pepeu.

Canal WhatsApp

A criação da diocese de Baturité é a primeira no Ceará desde 1971 e passa a abranger 14 municípios do Maciço de Baturité, reunindo uma população estimada em quase 300 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Integram o novo território eclesiástico as cidades de Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Canindé, Caridade, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Ocara, Palmácia, Paramoti e Redenção.

A nova diocese conta com 21 paróquias, uma área pastoral e uma extensão territorial superior a 7 mil quilômetros quadrados, localizada a oeste da capital cearense. Inicialmente, o trabalho pastoral será desenvolvido por 28 sacerdotes diocesanos, além de outros 11 padres, um diácono permanente, seis seminaristas, dez religiosos leigos e 31 religiosas.

Em sua primeira manifestação após a nomeação, dom Pepeu afirmou receber a missão com espírito de serviço e confiança. Segundo ele, o desafio será fortalecer a presença da Igreja junto às comunidades locais, promovendo uma evangelização mais próxima e eficaz.

Natural de Caruaru, em Pernambuco, dom Luís Gonzaga Pepeu nasceu em 1957 e foi ordenado presbítero em 1982. Ao longo de sua trajetória religiosa, exerceu funções de destaque, como ministro provincial dos capuchinhos, presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil e capelão da Comunidade Portuguesa em Washington, nos Estados Unidos. Também atuou na Cúria Geral da Ordem dos Capuchinhos, em Roma.

Na área acadêmica, dom Pepeu é mestre e doutor em Direito Canônico, com formação pela Universidade Católica da América, em Washington, e pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma. Ele é professor da disciplina e possui ampla atuação no campo jurídico-eclesiástico.

Nomeado bispo em 2001 por São João Paulo II, foi transferido em 2008 pelo papa Bento XVI para a arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia, onde atuou como arcebispo metropolitano. Também exerceu funções na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e integrou a comissão responsável pela implementação do Acordo Brasil–Santa Sé.

A CNBB manifestou, em nota, satisfação com a criação da nova diocese, destacando que a decisão reforça o compromisso da Igreja com a missão evangelizadora e com a proximidade junto ao povo. O arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, também celebrou a criação da diocese, afirmando que a medida atende à necessidade de ampliar o cuidado pastoral na região do Maciço de Baturité.

Como catedral da nova diocese, foi designada a Igreja Matriz Nossa Senhora da Palma, localizada em Baturité. Considerado um dos principais símbolos religiosos e culturais da região, o templo teve sua construção iniciada em 1764 e foi concluído em 1784, sendo reconhecido como patrimônio histórico e de fé para a população local.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop