ribas
Saúde

Pais devem ensinar desde cedo cuidados com a higiene bucal

16 fevereiro 2014 - 10h57
Cuidados devem começar no primeiro ano de vida
Cuidados devem começar no primeiro ano de vida - Arquivo
Comper
Aos 5 anos de idade, uma criança brasileira possui, em média, 2,43 dentes com cárie. Dados colhidos pelo Ministério da Saúde em 2003 e 2010, apontam que em sete anos a redução de cáries em crianças com dente de leite foi de apenas 13,9%. Apesar da melhora, o relatório do Ministério ressalta que a proporção de dentes não tratados se manteve no mesmo patamar de 80%, e que a dentição infantil merece uma atenção especial.
A clara necessidade de políticas públicas nesta área, resultou na criação da Política Nacional de Saúde Bucal, intitulada Brasil Sorridente, em março de 2004. O programa prega que mudanças no nível de saúde bucal da população traz reflexos positivos em sua saúde geral.
Nos Estados Unidos, há mais de 60 anos a Associação Dental Americana (ADA) patrocina todo mês de fevereiro o Mês Nacional da Saúde Bucal das Crianças. A data une milhares de profissionais da odontologia na promoção dos benefícios da boa saúde bucal. Embora as comemorações aconteçam lá, existe no Brasil alguma movimentação a respeito do assunto durante este período. A data alerta, principalmente, para que ações de cuidado e prevenção com a boca e os dentes comecem desde cedo.
Muitos pediatras explicam sobre a higienização da boca do bebê já nas primeiras consultas. E, normalmente, encaminham a criança a um especialista no primeiro ano de vida – tendo o bebê dentes ou não. Mas, embora a Academia Americana de Odontopediatria (AAPD) considere que a primeira consulta odontológica deva ocorrer aos 6 meses, ainda há médicos que não orientam os pais sobre essa necessidade.
Além do acompanhamento com um especialista, a educação bucal deve ser praticada em casa. Em vez de adotar cuidados apenas quando o problema está instalado, vale a pena ensinar às crianças, desde cedo, medidas de prevenção.
Confira:
- Escovar corretamente os dentes, massageando as gengivas, usando pastas dentais com flúor após as refeições
- Usar fio dental após as refeições e principalmente antes de dormir
- Evitar o consumo frequente de bebidas ou alimentos açucarados
- Procurar o dentista pelo menos uma vez a cada 6 meses
Banner Whatsapp Desktop