
Um caso raro de perdão familiar levou à absolvição de um homem de 58 anos acusado de tentativa de homicídio qualificado contra o próprio filho. A decisão foi tomada na última quinta-feira (16), pelo Tribunal do Júri do Rio Grande do Sul, após a vítima apresentar um pedido formal de clemência, entregue à Justiça pela Defensoria Pública do Estado.
O crime ocorreu em julho de 2017, durante um desentendimento entre pai e filho. O homem golpeou o jovem com um facão, causando ferimentos graves. A vítima sobreviveu após atendimento médico, e o pai foi preso, permanecendo sete meses detido, entre agosto de 2017 e março de 2018.
Durante o andamento do processo, o réu sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e perdeu os movimentos do corpo. Atualmente, vive em uma cadeira de rodas e é cuidado pela mãe, uma idosa de cerca de 80 anos, que também é avó da vítima.
Segundo a defensora pública Tatiana Boeira, que atuou na defesa do acusado, o filho expressou o desejo de perdoar o pai e evitar novos sofrimentos à avó. O apelo foi incluído no pedido da defesa para que os jurados votassem pela absolvição com base no “direito de perdoar”.
“A vítima não queria ver o sofrimento da avó aumentar. Por isso, manifestou seu perdão ao pai antes do julgamento”, informou a Defensoria Pública.
O júri acolheu a tese e absolveu o acusado, encerrando um processo marcado por tragédia, doença e reconciliação familiar.

