1º Encontro Regional MIDIACOM MS
Cidade

Orla Morena, o espaço público de lazer que a população adotou como “praia”

Canal WhatsApp
É um ponto de encontro não só de quem mora no seu entorno. Muita gente se desloca de outras regiões para desfrutar dos seus quatro espaços de lazer, o Largo dos Esportes, o Largo da Feira, o Largo do Mirante e o Largo das Árvores.
O Largo dos Esportes, estrategicamente localizado junto a Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado teve sua implantação viabilizada com a desapropriação de duas áreas que originaram o único espaço com possibilidade de abrigar este tipo de atividade. A topografia local determinou a posição elevada da pista de caminhada e da ciclovia, o que proporciona a quem por elas transita uma visão panorâmica de todo o conjunto que dispõe de quadra polivalente, quadra de vôlei de areia, pista de skate e patinação, playground, pérgolas e aparelhos de ginástica.
Situado no setor que oferece uma bela paisagem do perfil da cidade, o Largo do Mirante se caracteriza como principal atrativo do complexo e foi equipado com bancos, pérgolas, relógio de sol analemático e tratamento paisagístico.
O Largo da Feira é um espaço de múltiplo uso, com dimensões, pavimentação, paisagismo e o mobiliário urbano necessário a uma ambientação apropriada para a montagem de eventos e da feira livre que tradicionalmente ali se realiza. Junto a ele foi projetado um teatro de arena, cujo palco elevado cria a possibilidade de uso diversificado. Às quintas-feiras, dia da feira semanal do bairro, tem como diferencial apresentações culturais.
O Largo das Árvores é uma rara concentração de árvores nesta região da cidade densamente urbanizada onde ainda é possível desfrutar de uma confortável área de sombra. Além da pérgula, foram projetados para este espaço mobiliários como mesas com bancos, espreguiçadeiras, equipamentos de ginástica e playground, enfatizando-se os usos voltados para o lazer infantil e de idosos, para o descanso e a convivência amena de moradores do bairro e dos usuários em geral.
Com a finalidade de preservar a memória e o valor histórico e cultural da ferrovia, foram mantidos quatro segmentos originais dos trilhos, esses abraçados pela ciclovia e pela pista de caminhada que, com a implantação de bancos, formam o remanso das Estações de Descanso no centro e nas extremidades do parque.
O projeto da Orla Morena compreende 2,5 quilômetros de obras de revitalização, com a criação de um parque linear, com pistas para caminhada, aparelhos de ginástica e ciclovia ao longo de toda área. Foram feitas obras de readequação viária da avenida Noroeste, no trecho entre a avenida Júlio de Castilhos e a rua Plutão, com a implantação de quatro novas travessias. No local foram executados os seguintes serviços: 2 km de rede de drenagem; 2,5 km de pavimentação; 2,5 km de ciclovia; 2,5 km de parque linear. A obra custou, R$ 11,5 milhões, 83% financiada pelo BID e 17% de recursos próprios.
Para o prefeito Nelson Trad Filho, a obra atende à vocação de Campo Grande, que é a qualidade de vida “Esta era uma região da cidade cheia de mato e nós conseguimos recuperar tudo isto. Conseguimos fazer vários espaços de lazer para que toda família possa passear e confraternizar praticando esporte. Quero agradecer aos nossos vereadores, aos funcionários da Prefeitura e a comunidade que fez um compromisso de ajudar a cuidar deste patrimônio público que embeleza nossa cidade, concluiu.
Júlio Cezar de Moraes, 31 anos, é advogado e professor. É vizinho da Orla Morena e chama a obra de “maravilha”. “Em termos de obra, está ótimo”, disse ele.
Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas