bonito
FIQUE POR DENTRO

Operação de Fim de Ano e reabertura do Balneário de Bonito são destaques no 'Giro de Notícias'

O noticiário é transmitido de segunda à sexta-feira, pelas emissoras do Grupo Feitosa de Comunicação

26 dezembro 2024 - 09h00Lorena Sone
Giro Estadual de Notícias é transmitido pelo YouTube e pelas emissoras do Grupo Feitosa
Giro Estadual de Notícias é transmitido pelo YouTube e pelas emissoras do Grupo Feitosa - (Foto: Divulgação)

Na edição desta quinta-feira (26) do Giro Estadual de Notícias, transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 8h30, com apresentação de João Flores e Lorena Sone, os principais assuntos abordados incluíram a Operação de Fim de Ano, a reabertura do Balneário Municipal de Bonito e o decreto que atualiza regras sobre o uso diferenciado da força pelas polícias.

Canal WhatsApp

Mais de 300 mil veículos passaram pela BR-163/MS entre os dias 21 e 24 de dezembro - A CCR MSVia iniciou na última sexta-feira (20), a Operação de Fim de Ano com o objetivo de proporcionar mais segurança para quem for trafegar pela BR-163/MS. Durante o período de festividades, prevista para ser realizada até o dia 12 de janeiro de 2025, a Concessionária intensificará ações de segurança viária, além de reforçar seu efetivo em toda a rodovia.

De acordo com estimativa da Concessionária, do dia 20 de dezembro ao dia 12 de janeiro, mais de 1,5 milhão de veículos devem passar ao longo de toda a BR-163/MS, o que representa um aumento percentual de 18% no volume de tráfego se comparado a dias neutros. Somente entre os dias 21 e 24 de dezembro (véspera do Natal), cerca de 305 mil veículos estiveram na rodovia, representando um aumento de aproximadamente 60%, somando os quatro dias, também em comparação com dias neutros.

O fluxo de veículos também permanecerá intenso na última semana do ano. Conforme a projeção, entre 26 e 30 de dezembro cerca de 334 mil motoristas devem utilizar a BR-163/MS.

Balneário Municipal de Bonito reabre após chuvas fortes e interdição temporária - O Balneário Municipal de Bonito voltou a receber visitantes na quarta-feira (25), após ser interditado no último domingo (22) em decorrência de fortes chuvas que atingiram a cidade, derrubando árvores e elevando significativamente o nível do Rio Formoso. Por questões de segurança, a Prefeitura decidiu suspender as atividades do balneário temporariamente, destacando a prioridade em preservar a integridade de banhistas e colaboradores.

Na última terça-feira (24), a Prefeitura anunciou, por meio das redes sociais, que o local voltaria a operar normalmente, após dois dias de interdição.

Presidente Lula assina decreto para disciplinar uso da força pelas polícias - O Governo Federal publicou, na última terça-feira (24), um decreto para disciplinar o uso da força pelas polícias. Após o aumento de casos de violência policial, como em São Paulo e na Bahia, o presidente Lula determinou novas diretrizes para a atuação de agentes de segurança.

A norma disciplina o uso de armas de fogo, instrumentos não letais, abordagens, buscas domiciliares e a atuação da polícia penal nos presídios. Agora, o uso da força poderá ser empregado somente quando outros recursos de menor intensidade não forem suficientes para atingir os objetivos. Os policiais deverão priorizar comunicação, negociação e técnicas que impeçam a escalada da violência. O uso da arma de fogo deverá ser sempre o último recurso.

Não será considerado legítimo o uso de arma de fogo contra pessoas em fuga que estejam desarmadas e contra veículo que desrespeite o bloqueio policial, exceto quando o ato represente risco de morte ou lesão aos profissionais de segurança pública ou a terceiros. A ocorrência deve ser detalhada, quando o uso da força pelos policiais resultarem em ferimento ou morte.

Detran faz mutirão de provas práticas para atender quem tem processos de habilitação abertos desde 2019 - O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) está promovendo um mutirão neste fim de ano para realizar exames práticos de quem não conseguiu finalizar os processos de habilitação abertos desde 2019.

O mutirão começou no último sábado (21), quando foram realizados 300 exames na categoria B (carro). Nesta quinta-feira (26), estão agendados mais 600 exames (categoria B), na sexta-feira, 400 da categoria A (moto) e 150 das categorias C, D e E (categorias superiores). No sábado, serão mais 300 da categoria B. A média diária em situações normais é de 150 exames por dia.

Segundo o Detran-MS, a mobilização acontece porque o prazo concedido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para que as pessoas que abriram o processo de habilitação durante a pandemia realizassem as aulas e marcassem as provas termina em 31 de dezembro de 2024. Quem não conseguir finalizar o processo terá de iniciar um novo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop