
Agosto chega sem feriados nacionais, mas traz uma série de datas importantes para os brasileiros. Entre elas, destaca-se o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo do mês, dia 10. Embora seja uma data de grande importância afetiva, não é considerada feriado.

Para aqueles que vivem em estados específicos, agosto é marcado por feriados locais que celebram datas históricas e culturais.
Em agosto, feriados estaduais também acontecem. O primeiro deles é o dia 5 de agosto, quando a Paraíba comemora a fundação do Estado e o aniversário de João Pessoa. Em seguida, no dia 7 de agosto, o Rio Grande do Norte celebra o aniversário do Estado. O Pará e Tocantins, por sua vez, têm datas de relevância no dia 15 de agosto: o Pará celebra a adesão à Independência e Tocantins, o Dia do Senhor do Bonfim.
Em nível municipal, algumas capitais também celebram datas especiais. Belo Horizonte, em Minas Gerais, celebra o dia da padroeira, Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto. Já Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, comemora o aniversário da cidade em 26 de agosto. Maceió, Alagoas, celebra o dia da padroeira da capital, Nossa Senhora dos Prazeres, em 27 de agosto.
Além dos feriados estaduais e municipais, agosto também tem algumas datas comemorativas que merecem destaque:
-
5 de agosto: Dia Nacional da Saúde
-
6 de agosto: Dia Nacional dos Profissionais da Educação
-
9 de agosto: Dia Internacional dos Povos Indígenas
-
11 de agosto: Dia do Estudante
-
18 de agosto: Dia do Estagiário
-
26 de agosto: Dia Internacional da Igualdade da Mulher
Para quem já está ansioso pelos próximos feriados, vale lembrar que o Brasil ainda tem nove feriados programados até o fim de 2025, entre eles:
-
7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional)
-
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
-
28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
-
2 de novembro: Finados (feriado nacional)
-
5 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional)
-
20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional)
-
24 de dezembro: Véspera de Natal (ponto facultativo após as 13 horas)
-
25 de dezembro: Natal (feriado nacional)
-
31 de dezembro: Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 13 horas)
Apesar de agosto não ter feriados nacionais, o mês é repleto de significados importantes tanto no calendário estadual quanto municipal, além de ser um momento de celebração para diversas categorias profissionais.
