
Uma nova massa de ar polar provocará queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões do país a partir desta segunda-feira (28), segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, classificado com nível amarelo (perigo potencial), considera o risco à saúde causado pelo frio intenso e vale, inicialmente, até esta terça-feira (29).

O fenômeno deve atingir cidades em nove Estados, com queda de até 5°C nos termômetros. Em São Paulo, as temperaturas mínimas devem se manter baixas até pelo menos a quinta-feira (31). O alerta pode ser prorrogado ou atualizado conforme as condições evoluírem.
Estados com alerta de declínio de temperatura:
-
Rondônia (trechos)
-
Mato Grosso
-
Mato Grosso do Sul
-
Goiás (trechos)
-
Minas Gerais (trechos)
-
São Paulo
-
Paraná
-
Santa Catarina
-
Rio Grande do Sul
Chuva e ventania antecedem o frio em SP
Na capital paulista, o dia começou com céu nublado, ventos fortes e chuva fraca em áreas isoladas. As rajadas de vento chegaram a mais de 60 km/h, com previsão de intensificação das chuvas ao longo da tarde desta segunda.
Em regiões do interior de São Paulo, o vento já superou os 100 km/h, de acordo com informações da Defesa Civil. A frente fria responsável pelas instabilidades se afasta do Estado nesta terça-feira (29), sendo substituída por uma massa de ar frio que trará o declínio das temperaturas.
A capital paulista deve registrar mínima de 9°C nesta terça, com sensação térmica ainda mais baixa nas madrugadas seguintes.
Previsão do tempo em São Paulo (Fonte: Meteoblue):
-
Segunda-feira (28): entre 16°C e 25°C
-
Terça-feira (29): entre 9°C e 17°C
-
Quarta-feira (30): entre 7°C e 15°C
-
Quinta-feira (31): entre 7°C e 19°C
-
Sexta-feira (1º): entre 9°C e 23°C
Sul do país também terá tempo instável
Antes da chegada do frio, uma frente fria associada a um ciclone extratropical mantém o tempo instável nos três Estados do Sul nesta segunda-feira. De acordo com a Climatempo, há registro de chuvas e ventos mais fortes no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A previsão para a região Sul também é de queda brusca nas temperaturas ao longo da semana, com risco de geadas nas áreas mais elevadas.
A recomendação do Inmet é que a população esteja atenta a mudanças no clima e tome precauções para evitar problemas de saúde, especialmente entre grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.
