Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
09 de outubro de 2025 - 14h47
DP-Barros---Parabens-MS
CAPITAL

Obras de ciclovias avançam em Campo Grande e cidade terá mais de 18 km de novos trechos até dezembro

Trecho em implantação na Avenida Mato Grosso liga vias importantes e integra plano de expansão cicloviária da capital

9 outubro 2025 - 10h10Da Redação
A previsão de conclusão é até dezembro de 2025, mas novas obras já estão previstas com mais de 18 km de ciclovias e ciclofaixas por toda a cidade.
A previsão de conclusão é até dezembro de 2025, mas novas obras já estão previstas com mais de 18 km de ciclovias e ciclofaixas por toda a cidade. - (Foto: Mayara Ortiz)

Expansão da malha cicloviária segue ganhando força em Campo Grande. As obras na Avenida Mato Grosso avançam com a implantação de mais 1,33 km de ciclovia entre a Avenida Ceará e a Rua Professor Luís Alexandre de Oliveira, criando ligação direta com a Avenida Nelly Martins. A previsão é que a obra esteja concluída até 30 de dezembro de 2025.

Canal WhatsApp

O novo trecho vai se somar aos mais de 129 km já existentes na capital. Segundo a Prefeitura, o projeto é executado como compensação ambiental pela construtora Plaenge e faz parte das diretrizes do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana (PDTMU), com foco em ampliar a mobilidade e segurança para ciclistas.

Obra de ciclovia na Avenida Mato Grosso avança e se conecta à malha cicloviária existente em Campo Grande

Para quem circula pela região da Avenida Mato Grosso, a nova ciclovia tem impacto direto no dia a dia. Leonice Ricarte, moradora do bairro Leblon e funcionária nas redondezas, destaca os benefícios: “Ajuda a evitar acidentes e melhora a sinalização. Quem usa bicicleta ou motinha elétrica vai ter mais segurança”.

Vendedor de pelúcias na avenida, Roberto Alves, de 46 anos, acredita que a obra traz alívio ao trânsito: “Com tanto carro na cidade, a ciclovia é essencial. Dá mais opções de deslocamento e reduz riscos”.

Já a vendedora Yara Ribeiro, de 29 anos, vê na obra uma chance de trocar o ônibus pela bicicleta. “Moro no Noroeste. Com essa ligação até o parque e o viaduto, vou conseguir vir de bike em 20 minutos. Isso anima a mudar de vez”, afirma.

Campo Grande amplia rede de ciclovias com novos trechos na Avenida Mato Grosso e obras previstas em mais de 12 regiões até 2025.

Kleber Castanho, 47, morador do bairro Pioneiros, elogia a rapidez da execução: “As máquinas estão a todo vapor. Isso é bom para a cidade”. Para José Augusto, de 40 anos, que trabalha diretamente na obra, participar do projeto tem um valor especial. “É gratificante. A gente sabe que está contribuindo com a cidade”, diz.

Expansão vai além da Avenida Mato Grosso - O plano de expansão prevê ainda a execução de 18,62 km de novos trechos e a requalificação de 8,20 km da estrutura existente, com implantação de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas.

As obras contam com recursos da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), no valor de R$ 1 milhão, destinados à construção de 11,47 km de ciclovias em vias como:

Avenida Tamandaré

Avenida Euler de Azevedo

Avenida Rodoviária

Rua Iguatemi

Rua Antônio Rahe

Avenida Filinto Müller

Avenida Gabriel Spipe Calarge

Avenida George Chaia

Rua Anchieta

Rua Carandá

Rua Arica

Rua da Candelária

Além disso, com emendas da bancada federal somando R$ 6,2 milhões, está prevista a implantação de 4,79 km em áreas como a Avenida Nosso Senhor do Bonfim, entre a Cônsul Assaf Trad e a Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo. Há também a inclusão de 2,36 km de novas ciclovias e a requalificação de trechos nas avenidas Cônsul Assaf Trad, Nelly Martins, Parque Soter e Zulmira Borba.

De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a malha cicloviária atual se concentra nas avenidas Duque de Caxias, Afonso Pena, Lúdio Coelho, Gury Marques e Assaf Trad. O maior trecho contínuo fica na Avenida Afonso Pena, com 7,8 km.

Com as obras em andamento, Campo Grande caminha para ultrapassar os 147 km de infraestrutura cicloviária, promovendo deslocamentos mais sustentáveis, seguros e acessíveis.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop