plaenge
MUNDO

Obra de arte roubada por nazistas e procurada há décadas aparece em site de imóveis argentino

Pintura 'Retrato de uma Dama', de Giuseppe Ghislandi, foi localizada em um anúncio de venda de uma casa na Argentina

27 agosto 2025 - 09h55Redação
Foto em anúncio de venda de propriedade mostra o que seria quadro saqueado pelos nazistas e desaparecido há décadas
Foto em anúncio de venda de propriedade mostra o que seria quadro saqueado pelos nazistas e desaparecido há décadas - Foto: Courtesy of AD

Uma pintura valiosa, Retrato de uma Dama (Contessa Colleoni), do retratista italiano Giuseppe Ghislandi, mais conhecido como Fra Galgario, foi saqueada pelos nazistas há mais de 80 anos e recentemente reapareceu em um site de uma imobiliária argentina. A obra foi identificada por meio de uma foto exibida em um anúncio de venda de uma casa situada em uma cidade litorânea próxima a Buenos Aires, segundo informações do The Guardian e do jornal holandês AD.

Canal WhatsApp

A pintura, que faz parte de um banco de dados de arte perdida e está listada pelo Ministério da Cultura holandês como "não devolvida", pertenceu a Jacques Goudstikker, um renomado negociante de arte holandês. Goudstikker fugiu da Holanda em 1940 para escapar da invasão nazista, mas morreu tragicamente durante a fuga, quando caiu no porão do navio e quebrou o pescoço. Sua extensa coleção de mais de 1.100 obras de arte foi adquirida a preço de pechincha por Hermann Göring, um alto oficial nazista.

Após a Segunda Guerra Mundial, muitas dessas obras foram recuperadas, com mais de 200 sendo devolvidas à nora de Goudstikker, Marei von Saher, em 2006. No entanto, Retrato de uma Dama não estava entre as obras recuperadas.

O AD revelou que a pintura foi possuída por Friedrich Kadgien, um oficial da SS e assessor de Göring, que fugiu para a Suíça no final da guerra e mais tarde se mudou para o Brasil e, finalmente, para a Argentina, onde estabeleceu uma nova vida. Kadgien faleceu em 1978. A pintura foi encontrada em uma casa pertencente à família de Kadgien, após anos de tentativas frustradas de localizar seus descendentes.

Historiadores de arte acreditam que a obra encontrada pode ser a desaparecida Retrato de uma Dama, mas afirmam que será necessário um exame detalhado do quadro para confirmar sua autenticidade. O jornal holandês tentou contatar as filhas de Kadgien após a descoberta, mas uma delas negou qualquer conhecimento sobre a pintura.

O advogado que representa os herdeiros de Jacques Goudstikker afirmou que os esforços para recuperar a obra continuarão, com o objetivo de devolvê-la à família de seu legítimo proprietário.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas